Saúde: Almirante diz que falhas não se devem a "problema de recursos"

  • 08/01/2026

"Lembro agora do que é que está a acontecer na saúde e não me parece bem que venham dizer que é um problema de recursos. Vejam só isto: estamos em perigo de haver duas viaturas na região de Aveiro, de elas não poderem trabalhar porque os médicos não existem e hoje a solução é comprar mais viaturas, 200 e tal viaturas. Que médicos é que vão para essas viaturas? Quem é o pessoal que vai para essas viaturas? Como é que vamos manter essa frota? Com que organização, com que liderança? É mais um `boy´? É isto que nós queremos neste país?", questionou.

 

O candidato discursava durante um jantar com apoiantes, em Fafe, no distrito de Braga, no dia em que foi tornado público que o Governo tinha aprovado, na quarta-feira, a aquisição de 275 novas viaturas - 163 ambulâncias, 34 VMER e 78 outros veículos - para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num investimento de 16,8 milhões de euros.

Gouveia e Melo insistiu na ideia de que a sua candidatura é a única que não pertence ao sistema, frisando, contudo, que não é contra os partidos: "Eu sou é contra o sistema dominado pelos partidos e a Presidência da República não é uma eleição partidária como estão a transformar", sublinhou.

Segundo o candidato, este sistema tem medo de si porque diz a verdade: "Quando estávamos a falar da saúde, eu fui o primeiro a dizer que estamos perante um problema de organização, que estamos perante um problema de liderança", referiu, recuperando a ideia do ex-primeiro-ministro António Guterres de que havia um pântano político em Portugal.

O ex-chefe do Estado-Maior da Armada defendeu, ainda, que é o único candidato que "conhece o Estado por dentro" e "que trabalhou no Estado", numa área "em que não havia maneira de meter lá nenhum 'boy' ou nenhuma 'girl' porque tinham de ir para o mar ou para a frente de combate".

"E não éramos promovidos porque estávamos ligados a algum partido ou tínhamos um cartão partidário, há uma diferença muito grande. Os partidos são importantes para a democracia, não é nada disso que eu estou aqui a pôr em causa, são muito importantes para a democracia, mas não podem continuar assim", concluiu.

Leia Também: Sá Carneiro? Almirante atira farpa a Mendes: "Tem prioridades invertidas"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916162/saude-almirante-diz-que-falhas-nao-se-devem-a-problema-de-recursos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes