Sauber esteve perto de lançar Lewis Hamilton na Fórmula 1
- 26/12/2025
Lewis Hamilton mudou-se este ano para a Ferrari na Fórmula 1, colocando um ponto final a uma ligação antiga à Mercedes - que começou ainda nos tempos em que estava na McLaren.
O sete vezes campeão mundial estreou-se em 2007 na equipa de Woking, mas houve outra hipótese em cima da mesa: a Sauber. Foi o que revelou o proprietário da equipa que agora dará lugar à Audi: “Quase ninguém sabe que, há cerca de 20 anos, Lewis Hamilton quase pilotou para nós”, afirmou ao Blick.
Mesmo antes de chegar à categoria rainha, o britânico já estava ligado à McLaren, que o queria colocar na formação helvética de forma a crescer como piloto.
Houve uma reunião entre representantes das duas equipas e do piloto, mas não houve acordo. “A McLaren só o queria emprestar durante um ano, mas nós insistimos em dois”, admitiu Peter Sauber.
Na altura, a Sauber atravessava o período como equipa oficial da BMW, que se estendeu de 2006 até 2009. E se acabou por não acolher Hamilton nas suas fileiras, ainda foi responsável pela primeira corrida de Sebastian Vettel na Fórmula 1, bem como pela estreia de Robert Kubica. Por lá, passaram ainda Nick Heidfeld e o campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve.
A estreia de Lewis Hamilton na F1 acabou por acontecer em 2007, diretamente na McLaren. Como 'rookie', parecia destinado a ser um segundo piloto, aprendendo ao lado de um Fernando Alonso que chegava à estrutura como bicampeão nos dois anos anteriores. No entanto, Hamilton mostrou a sua valia desde início e esteve muito perto de ser logo campeão - viria a alcançar o primeiro dos seus sete títulos no ano seguinte.














