SATA avalia mitigação de constrangimentos com saída da Ryanair dos Açores

  • 27/01/2026

"A SATA acompanha com atenção a decisão da Ryanair de cessar as suas operações nos Açores, reconhecendo o impacto que esta saída poderá ter na mobilidade dos residentes, na conectividade do arquipélago e no setor do turismo", adiantou à agência Lusa fonte oficial do grupo de aviação açoriano.

 

A companhia aérea de baixo custo Ryanair reafirmou hoje à Lusa que vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março devido às "elevadas taxas aeroportuárias" e à "inação" do Governo português.

Fonte oficial da SATA lembrou o "compromisso histórico" do grupo com os Açores ao assegurar "ligações aéreas essenciais" mesmo em "cenários de maior exigência operacional e financeira".

"A companhia está a avaliar, dentro das suas capacidades operacionais, financeiras e regulamentares, de que forma poderá contribuir para mitigar eventuais constrangimentos resultantes desta alteração no mercado", avança.

A SATA garante que vai "continuar a trabalhar para garantir a acessibilidade aérea dos Açores" com "elevados padrões de segurança, regularidade e qualidade de serviço" num "contexto desafiante para a aviação a nível internacional".

"Qualquer reforço ou ajustamento de oferta será feito de forma responsável e sustentada tendo sempre como prioridade o interesse público, a coesão territorial e a sustentabilidade da empresa", reforçou.

A Ryanair já tinha anunciado o cancelamento de todos os voos para os Açores em novembro de 2025, uma posição que levou as autoridades açorianas a alertar que as negociações com a companhia ainda não estavam encerradas.

Hoje, a Ryanair reiterou a posição manifestada em novembro do ano passado, ao garantir o cancelamento de todos os voos de e para os Açores a partir de 29 de março de 2026.

Também hoje, o Governo Regional dos Açores assegurou que as conversações com a Ryanair continuam, com vista a que a companhia mantenha a sua operação com o arquipélago depois de março, segundo fonte da Secretaria Regional do Turismo.

Em 20 de novembro de 2025, o Governo da República manifestou "surpresa" com argumentos da Ryanair sobre fim da operação nos Açores, lembrando que a taxa desta rota é a mais baixa da Europa e que a companhia recebeu dezenas de milhões de euros em incentivos.

Já a ANA -- Aeroportos de Portugal disse que o anúncio da Ryanair foi uma "surpresa", revelando que "as recentes conversas" estavam "orientadas no sentido de aumentar, e não reduzir" a oferta.

Leia Também: Companhias contra diploma para mudar atribuição do subsídio de mobilidade

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2927275/sata-avalia-mitigacao-de-constrangimentos-com-saida-da-ryanair-dos-acores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes