SATA analisa rejeição da proposta pela Azores Airlines

  • 28/01/2026

"O conselho de administração da SATA está a analisar a recomendação do júri do concurso para a alienação da Azores Airlines que propõe a rejeição da proposta apresentada pelo consórcio", indica a SATA em nota de imprensa.

 

A posição surge depois de o júri da privatização da Azores Airlines ter proposto a rejeição da proposta do consórcio Atlantic Connect Group, a única admitida no concurso, por entender que não "salvaguarda os interesses" da SATA e da região.

Em reação, a SATA garante estar "preparada" para "avaliar e atuar de forma responsável nos diferentes cenários que possam vir a colocar-se" e assegura o "cumprimento das obrigações legais e do superior interesse" da companhia e da região.

"Após a conclusão desta fase de análise, o conselho de administração irá remeter o processo ao Governo Regional dos Açores, solicitando a respetiva orientação quanto ao seguimento a dar ao processo de alienação", lê-se no comunicado.

A administração da SATA "reitera o compromisso de procurar a melhor solução para a Azores Airlines", assegurando a defesa dos "interesses da companhia e dos seus colaboradores".

Para o júri, liderado pelo economista e professor universitário Augusto Mateus, a proposta do consórcio coloca a região e a SATA "numa posição globalmente mais desfavorável do que aquela que resultava da proposta apresentada pelo mesmo consórcio em 2023".

O consórcio Atlantic Connect Group apresentou em 24 de novembro uma proposta de 17 milhões de euros por 85% da capital social da Azores Airlines, tendo o Governo dos Açores solicitado a prorrogação do prazo para a privatização da companhia até 31 de dezembro de 2026, que foi aceite pela Comissão Europeia.

Segundo o júri, na proposta apresentada, a SATA "teria de assumir integralmente a capitalização da Azores Airlines", não existindo qualquer "instrumento" que permitisse ao grupo "recuperar os montantes investidos".

O consórcio ainda se poderá pronunciar sobre a posição do júri, antes da aprovação do relatório final.

O Atlantic Connect Group é liderado pelos empresários Carlos Tavares (antigo diretor executivo da Stellantis), Tiago Raiano, Paulo Pereira e Nuno Pereira.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

Leia Também: Ryanair sobre Açores: "É a decisão final. Vamos abandonar base em março"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2928148/sata-analisa-rejeicao-da-proposta-pela-azores-airlines#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes