"Santo Graal" da banda desenhada bate recorde (após roubo a Nicolas Cage)

  • 09/01/2026

Uma cópia da revista que apresentou o Super-Homem ao mundo foi vendida por um valor recorde de 15 milhões de dólares (12,89 milhões de euros). Este exemplar também já esteve na posse de Nicolas Cage - tendo sido roubado da casa do ator.

 

De acordo com o que explicou a Metropolis Collectibles/Comic Connect, empresa que mediou o negócio, o comprador quer ficar anónimo. A revista faz parte dos 100 exemplares que existem.

Em causa está a primeira edição da Action Comis, que apresentava vários super-heróis nas suas páginas. A revista, publicava pela primeira vez a 18 de abril de 1938, mostrava várias histórias, entre as quais as do Super-Homem, contando o seu nascimento num outro planeta, a sua jornada até à Terra e a decisão de estes transformar a sua força em algo que "beneficiasse a Humanidade."

A revista custou na altura o equivalente ao que hoje em dia são 2,30 dólares - ou 1,98 euros.

A venda - só conhecida esta sexta-feira - superou o recorde anterior neste setor, depois de em novembro uma cópia do primeiro livro do Super-Homem ter sido vendida por 9,12 milhões de dólares (7,84 milhões de euros).

"Este é o Santo Graal da banda desenhada. Sem o Super-Homem e sua popularidade, não haveria Batman ou outras lendas da banda desenhada e os seus heróis", explicou o presidente da Metropolis Collectibles/Comic Connect, Vincent Zurzolo.

Antigo dono era Nicolas Cage: O que se passou?

Conta a AP que este exemplar foi roubado, em 2000, de uma cave na casa de Nicolas Cage em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. O livro foi recuperado onze anos depois por um homem que comprou o conteúdo de um antigo depósito no sul da Califórnia. O livro acabou por ser devolvido a Cage - e se tinha sido comprada pelo ator em 1996 por 150 mil dólares (128,92 mil euros), acabou a ser vendida por Cage em 2011 a uma casa de leilões por 2,2 milhões de dólares (1,89 milhões de euros). 

Segundo o CEO da Metropolis Collectibles/Comic Connect, Stephen Fishler, o ladrão acabou por ter um papel determinante na valorização desta revista. "Durante os 11 anos em que a revista esteve desaparecida, os eu valor disparou", explicou, comparando a situação ao roubo de "Mona Lisa", quadro pintado por Leonardo da Vinci, que foi também roubado do Louvre, em Paris, em 1911 - para onde regressou e está nos dias de hoje.

"A pintura ficou escondida debaixo da cama do ladrão por dois anos", disse Fishler, acrescentando que recuperar o quadro fez "com que a 'Mona Lisa' deixasse de ser apenas uma grande pintura de Da Vinci para se tornar um ícone mundial - e é isso que Action n.º 1 representa: um ícone da cultura pop americana." 

Sanita de ouro de Cattelan vendida por 10,4 milhões de euros em leilão

Sanita de ouro de Cattelan vendida por 10,4 milhões de euros em leilão

A sanita de ouro de 18 quilates, obra do artista italiano Maurizio Cattelan, foi vendida por 10,4 milhões de euros num leilão da Sotheby's, em Nova Iorque. América, como é conhecida, é uma sátira à riqueza excessiva.

Márcia Guímaro Rodrigues | 16:01 - 19/11/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2916893/santo-graal-da-banda-desenhada-bate-recorde-apos-roubo-a-nicolas-cage#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes