Santarém retoma competições de futebol, exceto em dois concelhos
- 04/02/2026
Joaquim Martinho disse à agência Lusa que o levantamento ainda está a ser ultimado, mas pode adiantar que os jogos da próxima jornada vão ser realizados, exceto em dois concelhos, onde a destruição causada há uma semana pela depressão Kristin ainda não foi debelada.
"Os jogos que vão ser adiados vão ser muito menos, estamos com problemas ainda em dois concelhos, na freguesia de Caixarias, no concelho de Ourém, e em Ferreira do Zêzere, que têm pavilhões sem luz e instalações um bocado danificadas, sem possibilidade de fazer jogos", justificou.
O presidente da AFS afirmou que "os jogos a alterar vão ser muito menos" e a jornada "vai-se disputar com uma exceção de cerca de 20 jogos", principalmente respeitantes a campeonatos de camadas jovens.
"Até posso estar a falhar por excesso ou por defeito, estão agora a ver as camadas jovens, porque nos seniores vai tudo correr bem, à exceção de um ou dois jogos", disse ainda Joaquim Martinho.
Questionado sobre a recuperação dos jogos que tinham ficado em atraso do fim de semana anterior, o dirigente federativo respondeu que "alguns vão ser resolvidos na jornada da Taça do Ribatejo, em que já estão poucas equipas apuradas", prevista para 14 de fevereiro, e na terça-feira de Carnaval,17 de fevereiro.
Na terça-feira, a Associação de Futebol de Leiria anunciou que decidiu adiar todos os jogos agendados de sexta-feira ao dia 12.
Por seu turno, a de Coimbra informou que as competições serão retomadas, com a realização das partidas da jornada anterior.
"Tendo em consideração o levantamento efetuado dos danos registados nas instalações desportivas, o tempo necessário para a recuperação das mesmas em condições de segurança e a extensão do estado de calamidade decretado para alguns concelhos do distrito de Leiria até ao próximo dia 08, deliberou-se proceder ao adiamento de todos os jogos, agendados entre o dia 06 e 12 fevereiro", informou a associação de Leiria.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Associação de Futebol de Leiria indicou que irá continuar em contacto com os clubes para perceber a evolução da recuperação dos recintos desportivos e procurar, junto de várias entidades, "encontrar soluções para a retoma da prática desportiva e competitiva das provas distritais em segurança, na brevidade possível".
Já a Associação de Futebol de Coimbra resolveu retomar as suas competições oficiais de futebol e de futsal, que se encontravam suspensas desde o dia 30 de janeiro.
"Os calendários de prova serão reformulados de imediato, recomeçando as competições no próximo fim de semana, com os encontros da jornada anterior, que não se realizaram por questões de segurança relacionadas com a depressão Kristin", indicou.
Há uma semana, Portugal continental foi afetado pela passagem da depressão Kristin, causando a morte a 10 pessoas.
A tempestade levou à destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.














