Santa Clara-Sporting: Houve "yeah" na última vez nos Açores... e agora?
- 08/11/2025
Quatro dias após o empate frente à Juventus (1-1) na Liga dos Campeões, o Sporting está de regresso à I Liga, este sábado, para medir forças com o Santa Clara, nos Açores, precisamente antes de mais uma pausa das provas de clubes para dar lugar aos compromissos das seleções.
O conjunto de Rui Borges surge embalado com duas vitórias consecutivas no campeonato, na perseguição ao líder FC Porto e na 'fuga', visitando um reduto onde foi criada uma polémica no último embate, em torno do mediático "Yeah" gritado por Conrad Harder - ele que foi transferido para o Leipzig no último verão. Tal momento aconteceu no passado dia 12 de abril, após o apito final do triunfo leonino (0-1), fulcral na corrida pelo bicampeonato.
Já os açorianos atravessam um arranque de temporada algo oscilante e encontram-se 'mergulhados' no meio da tabela classificativa, procurando reagir às mais recentes derrotas no Minho, diante de Gil Vicente (1-0) e Sporting de Braga (5-0), na I Liga e na Taça da Liga, respetivamente.
O histórico de confrontos é amplamente sorridente ao Sporting, que venceu 16 dos 20 jogos disputados, mas a verdade é que o Santa Clara saiu a sorrir de um dos três jogos disputados frente aos leões na temporada passada, com um triunfo em Alvalade (0-1) a contar para a 12.ª ronda do campeonato português.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, com arbitragem de Cláudio Pereira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Vasco Matos
Missão na receção ao Sporting: "Na nossa casa temos de mostrar a nossa identidade. Temos de acreditar em nós e naquilo que é o nosso trabalho. Olhar o adversário nos olhos, obviamente com as nossas armas e eles com as armas deles, e fazer tudo por tudo para vencer o jogo".
Poderio do adversário: "Sabemos da grandeza do Sporting, o campeão nacional. Uma equipa que está num excelente momento de forma, mas temos de olhar para nós. É uma equipa com muita qualidade, com uma variabilidade muito grande no jogo, qualidade individual, qualidade coletiva. Obviamente temos de ter muita capacidade de nestes momentos de ter coesão e uma superação muito grande".
Início de época oscilante: "Quando começamos a época sabíamos claramente o que é que nos ia acontecer este ano. Não tenho dúvidas nenhumas sobre isso. Agora, obviamente, temos de jogar com a nossa identidade, a nossa coragem, com a nossa personalidade e os nossos adeptos".
Rui Borges
Análise ao adversário: "É uma equipa madura, que se conhece bem. A maioria dos jogadores vem das últimas épocas, e o treinador também. É uma equipa muito bem organizada e orientada, o Vasco está a fazer um grande trabalho. É uma equipa, em casa, muito competitiva, que dificulta a vida a todos os adversários, contra a qual, na época passada, o Sporting teve dificuldades em todos os jogos (...) Para qualquer adversário, jogar nos Açores é sempre muito difícil. Vai ser um jogo muito vivido, e temos de estar preparados para essa exigência, sendo o Sporting que temos sido, com o crescimento que temos tido, em todos os momentos do jogo. É um jogo difícil, contra um grande adversário".
Estado físico após empate em Turim: "A equipa tem dado uma resposta muito boa em termos físicos e de qualidade de jogo. Temos crescido nesse sentido, mas têm te estar super preparados, e estão motivados (...) Temos de estar focados apenas no jogo com o Santa Clara, até porque é época de Mundial. Às vezes, o foco foge para as seleções, e temos de chamá-los para aqui. Para irem às seleções, têm de jogar bem aqui. Acredito que a equipa queira dar uma boa resposta, como tem dado".
Quarteto do Sporting na seleção de Portugal: "É natural, até pelo momento de forma de todos eles. Tanto o Pote como o Trincão estão num momento de forma muito bom. O Rui também, acabou de fazer um grande jogo, para a Liga dos Campeões. O Inácio tem sido muito consistente, tem evoluído imenso, está muito mais maduro, muito mais líder. Por aquilo que têm demonstrado, era expectável estarem dentro das escolhas do mister. Em relação ao descanso... Não olho dessa forma. Olho mais para o Quenda poder estar lá, o Mangas, o Simões... São jogadores que estão sempre a bater à porta da seleção, e há de chegar o dia deles".
Últimos resultados
Santa Clara: D-D-V-V-D
Sporting: E-V-V-V-V
Últimos onzes
Santa Clara: Gabriel Batista, Lucas Soares, Luís Rocha, Sidney Lima, Paulo Victor, Adriano Firmino, Serginho, Pedro Ferreira, Wendel Silva, Vinícius Lopes e Brenner Lucas.
Sporting: Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Fotis Ioannidis.
Ausências
Santa Clara: (-)
Sporting: Iván Fresneda (em dúvida), Nuno Santos, Zeno Debast e Daniel Bragança (lesionados).
Leia Também: Rui Borges inspira-se em Ruben Amorim antes da 'tempestade' na Champions













