Santa Clara desliza com Arouca ainda com jogo do Sporting na cabeça
- 21/12/2025
O Santa Clara não foi, este domingo, além de um empate sem golos na receção ao Arouca, em São Miguel, na jornada 15 da I Liga.
Os comandados de Vasco Matos foram a jogo dispostos a esquecer a polémica eliminação na Taça de Portugal, frente ao Sporting [derrota por 2-3 no prolongamento], num jogo marcado pela atuação do juiz da partida, João Pinheiro, alvo da 'ira' de Benfica e FC Porto, dois dos principais rivais dos leões, bicampeões nacionais.
Na sequência de um lançamento lateral, Pedro Ferreira foi lá em cima para cabecear para as mãos de Nico Mantl. Aos 35', o belo desenho coletivo dos locais foi concluído com um remate de Serginho, que saiu a rasar o poste direito.
Contra a corrente do jogo, o Arouca podia ter saído para intervalo em vantagem. Aos 45'+1, na sequência de um canto, a defesa açoriana aliviou a bola para a entrada da área, encontrando Trezza solto de marcação. O uruguaio proporcionou uma intervenção vistosa a Gabriel Batista, que manteve o nulo ao fim dos primeiros 45 minutos.
A segunda parte começou com sinal mais do Santa Clara. Gabriel Silva ousou a meia distância, mas sem sucesso. Num jogo de total desinspiração de ambos os conjuntos, as oportunidades de golo foram escassas, para lamento dos (poucos) adeptos presentes nas bancadas.
Na reta final, o Santa Clara colocou mais elementos no processo ofensivo para tentar balancear a equipa para a frente, mas o melhor que conseguiu foi um cabeceamento de Sidney Lima que passou a rasar a baliza contrária, na sequencia de um canto.
A última ameaça, contudo, pertenceu ao Arouca, quando Hyunju Lee quase 'gelou' o estádio de São Miguel com um remate que passou a centímetros do poste de Gabriel Batista (90+3). Nem com sete minutos de compensação dados pelo juiz da partida, Iancu Vasilica, a situação mudou.
Depois do apito final, destaque para o facto de toda a equipa do Arouca, liderada por Vasco Seabra, ter ido agradecer pessoalmente ao único adepto do clube, pelo menos identificado, presente no estádio.
Com este resultado, o Santa Clara somou o 16.º ponto na competição, ocupando o 12.º lugar, ao passo que o Arouca caiu para o 16.º e antepenúltimo posto, em lugar de playoff de permanência.
Os açorianos despediram-se do presente ano civil, sabendo que o início de 2026 será exigente, com a receção ao FC Porto. Por sua vez, o Arouca ainda vai a jogo no dia 28, diante do Gil Vicente, quarto classificado, apenas atrás de FC Porto, Sporting e Benfica.
[Notícia atualizada às 23h33]
Leia Também: Marrocos vence Comores na abertura da Taça das Nações Africanas














