Sanções dos EUA à petrolífera russa Rosneft excluem filiais alemãs

  • 28/10/2025

A confirmação foi anunciada de imediato pelo Ministério da Economia alemão, que disse ter recebido "garantias das autoridades norte-americanas de que as sanções não serão dirigidas contra as subsidiárias alemãs da Rosneft".

 

O porta-voz do Ministério da Economia alemão, Tim-Niklas Wentzel, indicou que os negócios com as duas subsidiárias, a Rosneft Alemanha e a RN Refining & Marketing (RNRM), podem ser mantidos a partir do momento da inclusão da Rosneft na lista de sanções e que, como solução temporária, Berlim obteve de Washington uma carta administrativa que assim o atesta.

Sobre as filiais da Rosneft intervencionada, Wentzel destacou que, por terem sido colocadas sob o controlo da Agência Federal de Redes alemã e devido às sanções europeias contra Moscovo, estão fora da matriz russa.

"Por isso, as operações não podem ser dirigidas a partir da Rússia e não proporcionam receitas para a matriz russa ou para o Estado russo", explicou.

Na semana passada, após meses de hesitação, e em retaliação à recusa do Presidente russo, Vladimir Putin, em pôr fim à guerra contra a Ucrânia, o homólogo norte-americano, Donald Trump, decidiu sancionar os dois maiores produtores de petróleo russos, a Rosneft e a Lukoil.

O Ministério da Economia alemão afirmou, numa resposta por e-mail à agência e notícias France-Presse, ter "recebido garantias das autoridades norte-americanas competentes de que as sanções não iam visar as filiais alemãs da Rosneft", sob a tutela de Berlim desde 2022.

Mas o governo alemão pediu a Washington "esclarecimentos adicionais e juridicamente seguros" sobre esta isenção de sanções "o mais rapidamente possível".

Na verdade, a administração Trump enviou apenas uma "carta de intenções" às autoridades alemãs, qualificada como "solução provisória" pelo ministério, que teme possíveis repercussões no abastecimento de combustível do país.

A Rosneft, detida maioritariamente pelo Estado russo, possui várias atividades na Alemanha, ilustrando a cooperação energética muito avançada entre os dois países até à invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

O grupo detém participações em três refinarias alemãs, nomeadamente a maioria da PCK de Schwedt, que abastece grande parte do leste do país. As filiais da Rosneft "estão separadas da empresa-mãe russa" e a atividade "não gera receitas" para a empresa ou para o Estado russo, garantiu Berlim.

Em setembro de 2022, vários meses depois do início da guerra na Ucrânia, a Rosneft Alemanha foi colocada sob tutela do governo do então chanceler Olaf Scholz, inicialmente por seis meses.

Este controlo foi posteriormente prolongado até março de 2026, com a promessa de que a Rosneft venderia as participações, sem ter encontrado um comprador até ao momento.

A agência de notícias Bloomberg indicou, sem identificar as fontes, que Washington terá concedido um prazo de seis meses a Berlim para resolver esta incerteza em torno dos ativos alemães da Rosneft, antes que as sanções fossem aplicadas.

As receitas do petróleo e do gás são um dos principais motores do financiamento da máquina de guerra russa.

Leia Também: Rússia ameaça UE com "muitas dores de cabeça" se usar ativos russos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2878384/sancoes-dos-eua-a-petrolifera-russa-rosneft-excluem-filiais-alemas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes