Sanae Takaichi obtém larga maioria nas eleições para parlamento nipónico

  • 09/02/2026

A proporção de votos obtidos pelo PLD representa uma maioria de pouco mais de dois terços da câmara, o que, na prática, dá 'carta branca' à conservadora para levar por diante as suas políticas sem depender de negociações no Parlamento, mesmo que as mesmas sejam rejeitadas pela Câmara Alta, onde a coaligação no governo, que integra o PLD e o Partido da Inovação do Japão (Ishin), está em minoria.

 

Com os 36 assentos obtidos pelo Ishin, a coligação obteve 352 assentos no total, de acordo com os números divulgados pela estação pública, e ainda na ausência da publicação oficial dos resultados pelo Ministério do Interior.

"Estas eleições representam uma grande vitória pessoal para Takaichi, que centrou a campanha eleitoral na decisão dos eleitores sobre se queriam que ela permanecesse como primeira-ministra", disse em declarações à agência EFE o professor Jeffrey J. Hall, especialista em estudos japoneses na Universidade de Estudos Internacionais de Kanda.

"A oposição de esquerda e de centro foi esmagada e levará anos para recuperar. A Câmara dos Representantes [câmara baixa do Parlamento nipónico] terá agora uma maioria esmagadora de direita", acrescentou o analista.

A coligação governante japonesa obteve 232 assentos nas eleições gerais anteriores, em novembro de 2024, dos quais 198 pertencentes ao PLD, na altura ainda aliado à formação budista Komeito, que abandonou a aliança no final do ano passado.

O Komeito formou recentemente, com vista a estas eleições gerais, uma aliança com a principal força da oposição, o Partido Democrático Constitucional (PDC), a chamada Aliança Reformista Centrista, que acabou por ser a grande perdedora deste domingo.

A aliança obteve 49 assentos nestas eleições, contra os 172 que os dois partidos conseguiram nas eleições anteriores.

A oposição passou de uma maioria de 233 assentos que obteve nas eleições gerais anteriores para 113.

O partido minoritário da atual coligação governamental, o Sanseito, destacou-se nesta campanha pela postura anti-imigração e lidera agora a extrema direita japonesa, tendo obtido 15 assentos parlamentares, contra dois que obteve nas eleições anteriores.

Entra também na câmara baixa de forma destacada, e pela primeira vez, o partido Team Mirai, criado por um engenheiro de inteligência artificial e defensor de reformas tecnológicas, que obteve 11 assentos.

O Partido Democrático para o Povo (PDP), que desempenhou um papel fundamental na nomeação de Ishiba como primeiro-ministro e surgiu como potencial parceiro do PLD, obteve 28 assentos, mais um do que no escrutínio anterior.

Leia Também: "Dama de ferro" procura mandato reforçado nas eleições no Japão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935751/sanae-takaichi-obtem-larga-maioria-nas-eleicoes-para-parlamento-niponico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes