Samu não fez greve e catapultou FC Porto para os 'oitavos' da Liga Europa
- 11/12/2025
O FC Porto ficou cada vez mais perto de assegurar um lugar de forma direta nos oitavos de final da Liga Europa, ao receber e vencer, na noite desta quinta-feira, os suecos do Malmo, por 2-1, num jogo que foi válido para a sexta jornada da fase de liga única da competição.
Num Estádio do Dragão bem composto, e depois da vitória contra o Tondela na segunda-feira, o conjunto azul e branco conquistou os três pontos graças a um bis do espanhol Samu Aghehowa, que parece estar de pazes feitas com os golos - foi o quarto do avançado nos últimos cinco jogos, dois deles na Liga Europa. O hispânico decidiu não fazer greve num dia em que o país quase parou. Ao cair do pano, Francisco Moura colocou a bola no fundo da própria baliza.
Um resultado que deixa o FC Porto no top8 da tabela classificativa, tal como o Sporting de Braga, e que abre boas perspetivas para as duas jornadas que se seguem.
Filme do jogo:
Num dia marcado por uma Greve Geral em Portugal que paralisou praticamente todo o país, o equilíbrio foi a palavra de ordem nos primeiros minutos, com o Malmo a mostrar entrega e vontade, condicionando a procura de espaços dos azuis e brancos. Prova disso foi um momento de perigo para a baliza de Diogo Costa ao minuto 9. Após alguma atrapalhação na área portista, o guarda-redes respondeu com uma intervenção atenta a remate de ressaca de Adrian Skogmar. Bednarek completou o alívio.
O Malmo mostrava-se mais perigoso no relvado do Dragão e provocou um grande susto na área do FC Porto à passagem do minuto 12. Jakub Kiwior, um dos esteios da defesa portista, cometeu um erro grave que quase dava em golo. O passe do polaco para Pablo Rosario, ainda na área defensiva portista, saiu curto. Atento, Soumah intercetou e rematou de pronto, mas Kiwior corrigiu o erro anterior e cortou o lance.
A equipa de Francesco Farioli começou a crescer depois disso e provocou muitos calafrios junto da baliza sueca. Ao minuto 15, Froholdt apareceu solto na área e cabeceou para boa defesa do veterano Robin Olsen. O reconhecido guarda-redes sueco voltou a estar em plano de evidência ao minuto 21, defendendo um remate colocado de Borja Sainz. Logo de seguida, ao minuto 21, o guardião esticou-se todo para evitar um chapéu de Samu.
O FC Porto pressionava cada vez mais e quebrou o nulo no Dragão aos 30 minutos. Através da combinação de uma dupla que já deu muitos frutos ao FC Porto, Rodrigo Mora centrou com conta, peso e medida para o cabeceamento certeiro do espanhol Samu. Um golo que não evitou novo susto na área portista. Após um passe atrasado de Pablo Rosario, o guarda-redes do FC Porto falhou o controlo de bola e quase a perdeu para Haksabanovic. O capitão portista reagiu bem e evitou o tento dos suecos.
Não marcou o Malmo, aumentou a vantagem o conjunto portista ao minuto 36. Após um cruzamento tenso de Pepê para a área, Borja Sainz surgiu ao segundo poste e cabeceou para a zona onde estava Samu. O espanhol rodou e atirou para o bis no encontro. Foi o golo 40 do avançado com a camisola do FC Porto e terceiro em cinco jogos na Liga Europa. À beira do tempo de intervalo, Froholdt e Borja Sainz ficaram a centímetros do 3-0 para os dragões.
A segunda parte trouxe um jogo morno, com o FC Porto a gerir a vantagem. Por sua vez, o Malmo desapareceu ofensivamente da partida e pareceu não ter argumentos para dar aos dois golos que sofreu. Francesco Farioli optou por ir retirando de jogo alguns dos principais jogadores e colocar em campo outros com menor tempo de utilização. Destaque para um cabeceamento rasteiro de Deniz Gul para grande defesa de Robin Olson. Momentos antes, o gigante guarda-redes sueco tinha evitado uma tentativa semelhante de Froholdt.
Ao cair do pano, o Malmo acabou mesmo por fazer o tento de honra. Num lance digno dos apanhados e que parecia nem dar em nada, a bola bateu no poste e Francisco Moura, muito em cima da linha de golo, introduziu o esférico sem querer dentro da baliza.
Após esta vitória tranquila, o FC Porto colocou-se no oitavo lugar com 13 pontos, os mesmos do Sporting de Braga, ocupando a última vaga direta para os oitavos de final da competição quando faltam jogar dois jogos. O Malmo é o 34.º classificado com um ponto.
Momento do jogo: Decorria o minuto 30 quando o FC Porto quebrou o nulo no Dragão. Numa jogada muito bem construída, Rodrigo Mora assistiu e Samu fez o gosto ao pé, abrindo o caminho a uma vitória sem contestação dos azuis e brancos.














