Samu não fez greve e catapultou FC Porto para os 'oitavos' da Liga Europa

  • 11/12/2025

O FC Porto ficou cada vez mais perto de assegurar um lugar de forma direta nos oitavos de final da Liga Europa, ao receber e vencer, na noite desta quinta-feira, os suecos do Malmo, por 2-1, num jogo que foi válido para a sexta jornada da fase de liga única da competição.

 

Num Estádio do Dragão bem composto, e depois da vitória contra o Tondela na segunda-feira, o conjunto azul e branco conquistou os três pontos graças a um bis do espanhol Samu Aghehowa, que parece estar de pazes feitas com os golos - foi o quarto do avançado nos últimos cinco jogos, dois deles na Liga Europa. O hispânico decidiu não fazer greve num dia em que o país quase parou. Ao cair do pano, Francisco Moura colocou a bola no fundo da própria baliza.

Um resultado que deixa o FC Porto no top8 da tabela classificativa, tal como o Sporting de Braga, e que abre boas perspetivas para as duas jornadas que se seguem.

Filme do jogo:

Num dia marcado por uma Greve Geral em Portugal que paralisou praticamente todo o país, o equilíbrio foi a palavra de ordem nos primeiros minutos, com o Malmo a mostrar entrega e vontade, condicionando a procura de espaços dos azuis e brancos. Prova disso foi um momento de perigo para a baliza de Diogo Costa ao minuto 9. Após alguma atrapalhação na área portista, o guarda-redes respondeu com uma intervenção atenta a remate de ressaca de Adrian Skogmar. Bednarek completou o alívio.

O Malmo mostrava-se mais perigoso no relvado do Dragão e provocou um grande susto na área do FC Porto à passagem do minuto 12. Jakub Kiwior, um dos esteios da defesa portista, cometeu um erro grave que quase dava em golo. O passe do polaco para Pablo Rosario, ainda na área defensiva portista, saiu curto. Atento, Soumah intercetou e rematou de pronto, mas Kiwior corrigiu o erro anterior e cortou o lance.

A equipa de Francesco Farioli começou a crescer depois disso e provocou muitos calafrios junto da baliza sueca. Ao minuto 15, Froholdt apareceu solto na área e cabeceou para boa defesa do veterano Robin Olsen. O reconhecido guarda-redes sueco voltou a estar em plano de evidência ao minuto 21, defendendo um remate colocado de Borja Sainz. Logo de seguida, ao minuto 21, o guardião esticou-se todo para evitar um chapéu de Samu.

O FC Porto pressionava cada vez mais e quebrou o nulo no Dragão aos 30 minutos. Através da combinação de uma dupla que já deu muitos frutos ao FC Porto, Rodrigo Mora centrou com conta, peso e medida para o cabeceamento certeiro do espanhol Samu. Um golo que não evitou novo susto na área portista. Após um passe atrasado de Pablo Rosario, o guarda-redes do FC Porto falhou o controlo de bola e quase a perdeu para Haksabanovic. O capitão portista reagiu bem e evitou o tento dos suecos.

Não marcou o Malmo, aumentou a vantagem o conjunto portista ao minuto 36. Após um cruzamento tenso de Pepê para a área, Borja Sainz surgiu ao segundo poste e cabeceou para a zona onde estava Samu. O espanhol rodou e atirou para o bis no encontro. Foi o golo 40 do avançado com a camisola do FC Porto e terceiro em cinco jogos na Liga Europa. À beira do tempo de intervalo, Froholdt e Borja Sainz ficaram a centímetros do 3-0 para os dragões.

A segunda parte trouxe um jogo morno, com o FC Porto a gerir a vantagem. Por sua vez, o Malmo desapareceu ofensivamente da partida e pareceu não ter argumentos para dar aos dois golos que sofreu. Francesco Farioli optou por ir retirando de jogo alguns dos principais jogadores e colocar em campo outros com menor tempo de utilização. Destaque para um cabeceamento rasteiro de Deniz Gul para grande defesa de Robin Olson. Momentos antes, o gigante guarda-redes sueco tinha evitado uma tentativa semelhante de Froholdt.

Ao cair do pano, o Malmo acabou mesmo por fazer o tento de honra. Num lance digno dos apanhados e que parecia nem dar em nada, a bola bateu no poste e Francisco Moura, muito em cima da linha de golo, introduziu o esférico sem querer dentro da baliza.

Após esta vitória tranquila, o FC Porto colocou-se no oitavo lugar com 13 pontos, os mesmos do Sporting de Braga, ocupando a última vaga direta para os oitavos de final da competição quando faltam jogar dois jogos. O Malmo é o 34.º classificado com um ponto.

Momento do jogo: Decorria o minuto 30 quando o FC Porto quebrou o nulo no Dragão. Numa jogada muito bem construída, Rodrigo Mora assistiu e Samu fez o gosto ao pé, abrindo o caminho a uma vitória sem contestação dos azuis e brancos.

"Este Malmo não tem nada comparado com o FC Porto"

Fredrik Soderstrom, antigo internacional sueco, considera o FC Porto "uma das equipas mais fortes da Europa", e assume que "pode aproveitar a falta de ritmo do Malmo" para 'fazer estragos'.

Carlos Pereira Fernandes | 13:17 - 11/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2902882/samu-nao-fez-greve-e-catapultou-fc-porto-para-os-oitavos-da-liga-europa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes