Samu 'dispara' no FC Porto e já é o jogador mais valioso da I Liga
- 07/01/2026
O Observatório do Futebol (CIES) publicou, esta quarta-feira, as conclusões de um estudo que apontam o internacional espanhol Samu Aghehowa, do FC Porto, como o jogador mais valioso da I Liga (e um dos 100 mais valiosos de todo o mundo), com um valor de mercado de 75,7 milhões de euros.
Um desenvolvimento que surge na sequência de uma temporada de 2025/26 que está a revelar-se de total 'explosão' para o avançado de ascendência nigeriana, de apenas 21 anos de idade, que soma já 19 golos (e ainda uma assistência) ao cabo dos 25 jogos em que atuou de dragão ao peito, sob as ordens do treinador italiano Francesco Farioli.
Geovany Quenda, do Sporting (que tem já firmada a saída para o Chelsea, no próximo mercado de transferências de verão, a troco de uma verba na ordem dos 50 milhões de euros), surge logo atrás, com 70,1 milhões de euros, sendo Rodrigo Mora, também do FC Porto, o último representante do campeonato nacional, com 64,1 milhões de euros.
Nesta lista, constam, ainda, quatro outros jogadores portugueses, começando, desde logo, pelo trio do Paris Saint-Germain formado por João Neves (130,6 milhões de euros), Nuno Mendes (86,5 milhões de euros) e Vitinha (84,8 milhões de euros), e prosseguindo com Pedro Neto, do Chelsea (84,3 milhões de euros).
Lamine Yamal não tem igual
Sem grande surpresa, o jogador mais valioso do futebol mundial continua, ainda assim, a ser Lamine Yamal, que, aos 18 anos de idade, merece já uma 'etiqueta' de 343,1 milhões de euros, como resultado da preponderância adquirida, não só no Barcelona, como também na principal seleção de Espanha.
João Neves é, de resto, o único futebolista português com lugar reservado entre os dez maiores valores de mercado do planeta. Isto, depois de um ano de 2025 'diabólico', em que conquistou Liga das Nações (por Portugal), Liga dos Campeões, Taça Intercontinental, Ligue 1, Taça de França e Supertaça de França (pelo PSG).
À sua frente, estão apenas, não só Lamine Yamal, como também Erling Haaland (do Manchester City, com 255,1 milhões de euros), Kylian Mbappé (do Real Madrid, com 201,3 milhões de euros), Jude Bellingham (do Real Madrid, com 153,1 milhões de euros), Michael Olise (do Bayern Munique, com 136,9 milhões de euros), Florien Wirtz (do Liverpool, com 135,8 milhões de euros) e Désiré Dousé (seu companheiro de equipa, com 134,6 milhões de euros).
O médio de 21 anos de idade, recorde-se, completou formação, no Benfica, tendo acabado por cumprir apenas temporada e meia integrado na equipa principal. Foi utilizado por Roger Schmidt em 75 jogos oficiais, aos quais 'respondeu' com quatro golos e duas assistências, que abriram caminho à conquista de um título de campeão nacional e de uma Supertaça Cândido de Oliveira.
O 'salto' para o Parque dos Príncipes deu-se no verão de 2024, a troco de uma verba próxima dos 60 milhões de euros, que poderá vir a aproximar-se dos 70 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos de natureza coletiva e individual.
Percorra a fotogaleria e confira como ficou composto o top10.
Leia Também: "Samu melhorou muito, mas teve de fazer trabalho que se faz nos sub-13…"













