Samsung comete deslize e confirma IA da Perplexity no assistente Bixby
- 21/01/2026
A Samsung cometeu um pequeno acidente que confirmou uma nova geração do assistente digital Bixby desenvolvida com a Inteligência Artificial da Perplexity AI. O site SamMobile indica que, uma vez cometido o deslize, a Samsung apressou-se a remover o anúncio.
Conta a publicação que a presença do modelo de Inteligência Artificial da Perplexity no assistente digital permitirá aos utilizadores terem conversas mais naturais com o Bixby, incluindo não só procurar respostas na Internet a perguntas e questões, como também realizar tarefas no dispositivo móvel.
É importante lembrar que esta colaboração entre a Samsung e a Perplexity AI não é propriamente uma surpresa. Recordar que, em junho de 2025, começaram a circular rumores sobre esta ‘aliança’ e a IA da Perplexity até foi integrada em televisões da Samsung no final do ano passado.
Não se sabe porque motivo terá a Samsung removido o anúncio do novo Bixby desenvolvido com ajuda da Perplexity AI mas, tendo em conta este deslize, é provável que tenhamos novidades em breve. Sabe-se que estará incluído na atualização One UI 8.5.
Entretanto, a Samsung não foi a única a escolher uma empresa de Inteligência Artificial para ajudar a tornar os seus dispositivos e serviços um pouco mais inteligentes.
Apple escolhe o Gemini da Google
A Apple anunciou oficialmente que escolheu o modelo de Inteligência Artificial da Google, o Gemini, como a base da próxima geração da assistente digital Siri. As duas empresas publicaram até um comunicado conjunto onde dão conta desta parceria.
“Depois de uma avaliação cuidada, determinámos que a tecnologia da Google providencia a base mais sólida para os Apple Foundation Models e estamos entusiasmados com as novas e inovadoras experiências que serão proporcionadas aos nossos utilizadores”, pode ler-se no comunicado da Apple e da Google partilhado pela CNBC.
Ainda que os valores da parceria não tenham sido desvendados mas, de acordo com os rumores que têm circulado nos últimos tempos, acredita-se que a Apple estará disposta a pagar mil milhões de dólares à Google pelo acesso aos modelos do Gemini e tecnologia de cloud.
Diz o site TechCrunch que uma pessoa próxima do negócio adiantou ainda à publicação que o acordo não é exclusivo, o que permitirá à Apple chegar a parcerias com outras empresas na área da Inteligência Artificial.
Ainda não há informações oficiais sobre o lançamento da próxima geração da Siri mas, de acordo com informações que têm sido partilhadas, acredita-se que a chegada está planeada para esta primavera com o lançamento da atualização iOS 26.4.
Leia Também: OpenAI pode rivalizar com Google na publicidade, diz analista















