Saiba quem é o novo presidente e diretor-executivo da Toyota
- 06/02/2026
A partir de abril, a Toyota vai ter um novo presidente e diretor-executivo. Será Kenta Kon, conforme foi anunciado esta sexta-feira (6 de fevereiro), assumindo funções a 1 de abril.
Atualmente, o futuro dirigente do fabricante japonês exerce o cargo de diretor de operações. É, igualmente, o diretor financeiro e o diretor financeiro da Woven by Toyota.
Kenta Kon tem 57 anos de idade e um vasto currículo dentro da empresa nipónica, onde entrou em 1991 e ocupou vários cargos e funções. Entre outras, as de vice-presidente executivo para pesquisa e desenvolvimento e engenharia avançada. Também integrou o conselho de administração, ao qual irá agora regressar (dependendo de aprovação da assembleia-geral de acionistas em junho).
Agora, prepara-se para substituir Koji Koto - que terá novas responsabilidades. O ainda líder passará a ser vice-presidente e diretor representante, deixando o conselho de administração. Vai, igualmente, ocupar o novo cargo de diretor industrial, para além de presidir à Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis.
Yoichi Miyazaki assumirá o cargo de vice-presidente executivo e de diretor financeiro e responsável de operações, para além de se manter como diretor representativo no conselho de administração.
Segundo a Toyota, "esta mudança nas funções pretende acelerar o processo de gestão de tomada de decisões, em resposta às alterações no ambiente interno e externo, e estabelecer uma estrutura que permita à Toyota realizar em pleno a sua missão de contribuir para a sociedade através da indústria".
Considera diversos aspetos, como a "necessidade crescente de acelerar iniciativas práticas" no contexto atual da indústria automóvel, ou a imposição de "reforçar a colaboração industrial" e de "alargar parcerias para além da indústria".
A Toyota também justifica as mexidas nas suas lideranças com a necessidade "urgente" de agir para "melhorar o poder de geração de lucros [...] e reduzir o volume de break-even".














