Sabia dessa? Kokçu na génese do problema de Rafa Silva com o Besiktas
- 29/12/2025
Rafa Silva continua sem ir a jogo no Besiktas após um diferente com o técnico Sergen Yalçin, que já demonstrou o seu desagrado com a postura do antigo internacional português, campeão da Europa por Portugal, em 2016.
O líder das águias negras já expressou a sua vontade em falar com o ex-Benfica, que recusou qualquer tipo de diálogo para resolver a situação. O motivo para tal 'divórcio' tem uma justificação, de acordo com Tayfur Bingol, antigo companheiro de equipa de Rafa Silva.
"O Rafa está com um problema. Eu sei por que está infeliz. Rafa é um grande amigo meu. É um jogador muito especial, o melhor que veio para o Besiktas depois de Quaresma. Na minha opinião, está assim porque não recebeu a braçadeira de capitão e o número 10. Perdeu toda a energia. Tirando isso, gosta muito do Besiktas. O Besiktas deveria fazê-lo sentir-se especial. É a minha opinião", referiu, em entrevista a Ertem Sener.
Ora, o número 10 e a braçadeira de capitão está entregue a outro ex-Benfica, no caso Orkun Kokçu, que trocou a Luz por Istambul no verão a título de empréstimo com cláusula de compra obrigatória. A passagem do jogador pelo "clube do coração" está longe de corresponder às expectativas. São 20 jogos realizados, apenas com um assistência. Rendimento muito pobre de quem foi recebido como um 'herói' no último verão.
Rafa associado a um eventual regresso ao Benfica
O futuro de Rafa Silva continua a dar que falar na Turquia e a imprensa nacional já avançou que o Besiktas vai tentar utilizar Kokçu como trunfo nas negociações com o Benfica. O clube da Luz está interessado em fazer regressar Rafa Silva, mas para tal terá de desembolsar 15 milhões de euros ou fazer um desconto no preço final de Kokçu, que está emprestado ao clube turco.
A proposta de Serdal Adali, presidente do Besiktas, passa por um desconto de 10 milhões de euros na cláusula de compra obrigatória que está fixada nos 25 milhões de euros.
Assim sendo, e caso a estrutura encarnada liderada por Rui Costa aceite esta fórmula, o Benfica perdoaria duas prestações ao Besiktas e permitiria a saída definitiva do médio turco por 15 milhões de euros, ao mesmo tempo que assegurava a chegada de Rafa Silva ao plantel de José Mourinho já em janeiro.
A lesão de Dodi Lukebakio abriu uma vaga no plantel das águias que o treinador português quer ver devidamente preenchida no mercado de inverno, fazendo diversas menções à falta que um extremo puro faz nas suas opções. Rafa Silva contabiliza, de resto, vários títulos ao serviço do Benfica, onde estão incluídos três I Ligas, e pode assim regressar à Luz em breve, depois de ter saído no verão de 2024 a custo zero.
No Besiktas, Rafa Silva arrisca-se a sair apenas com uma Supertaça da Turquia no currículo, apesar de ser visto como o elemento mais fundamental da equipa de Istambul. Em 65 jogos apontou 32 golos e fez 15 assistências.
Leia Também: "Revolta-me que considerem Pizzi, André Almeida, Rafa e Grimaldo maus..."
[Notícia atualizada às 20h54]













