Rússia conquistaria área do tamanho do Luxemburgo segundo plano dos EUA

  • 21/11/2025

O documento analisado pela AFP prevê, nomeadamente, a retirada do exército ucraniano de territórios que ainda controla, o que conduziria a um ganho líquido de cerca de 2.300 quilómetros quadrados para Moscovo, ou seja, quase o tamanho do Luxemburgo (que tem cerca de 2.590 quilómetros quadrados de área).

 

O estudo da responsabilidade do Instituto norte-americano para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla inglesa) e do Projeto de Ameaças Críticas (CTP, na sigla inglesa) indica que Kyiv teria de ceder cerca de cinco mil quilómetros quadrados sob o seu controlo na região de Donetsk, que seriam depois utilizados para criar uma zona tampão, e uma bolsa de 45 quilómetros quadrados na região de Lugansk.

Estas concessões incluem as principais cidades de Kramatorsk e Sloviansk.

Em troca, Moscovo devolveria à Ucrânia quase dois mil quilómetros quadrados que reivindica ou, pelo menos, controla parcialmente na região de Kharkiv, 450 quilómetros quadrados em Dnipropetrovsk, 300 em Sumy e 20 em Chernihiv.

O documento prevê também o reconhecimento da península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, e das regiões de Donetsk e Lugansk como russas de facto.

Além disso, atribui à Rússia vastos territórios que esta controla atualmente nas regiões de Kherson e Zaporijia.

Em última análise, o plano proposto por Washington levaria a Ucrânia a ceder 20% do seu território, recuperando menos de 0,5%.

Desde o início de novembro, o exército russo avançou cerca de 400 quilómetros quadrados no território ucraniano, a um ritmo mais rápido do que em setembro e outubro.

Em 20 de novembro, o exército russo controlava total ou parcialmente 19,3% do território ucraniano.

Cerca de 7% - Crimeia e partes do Donbass - já estavam sob controlo russo antes do início da invasão em fevereiro de 2022.

Hoje, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que se recusa a trair a nação e anunciou que vai propor alternativas ao plano dos Estados Unidos para o conflito com a Rússia.

"Apresentarei argumentos, persuadirei e proporei alternativas", disse o líder ucraniano numa declaração por vídeo à nação, na qual sublinhou que não trairá o seu país.

Zelensky avisou que este "é um dos momentos mais difíceis e de maior pressão" da história da Ucrânia, que se confronta com "escolhas muito difíceis" face à proposta de 28 pontos do homólogo norte-americano, Donald Trump, recebida na quinta-feira por Kyiv.

"Ou perde a sua dignidade ou corre o risco de perder um aliado fundamental" declarou, referindo-se aos Estados Unidos, e acrescentando: "Ou 28 pontos difíceis ou um inverno extremamente complicado".

Apesar de a Ucrânia não ter participado na elaboração do documento, Washington disse que estava a dialogar com Moscovo e Kyiv "por igual".

A presidência russa indicou hoje que ainda não recebeu oficialmente a proposta dos Estados Unidos, mas advertiu que o líder ucraniano deve negociar o fim da guerra, sob pena de perder mais territórios.

Leia Também: Trump confirma ultimato a Kyiv para responder a plano até quinta-feira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892515/russia-conquistaria-area-do-tamanho-do-luxemburgo-segundo-plano-dos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes