Rússia condena tentativas dos EUA para desestabilização de Venezuela

  • 25/12/2025

"Condenamos veementemente estes atos [as ações dos EUA em relação à Venezuela] e exigimos estabilidade e respeito pelo Estado de direito na esfera marítima", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, em conferência de imprensa.

 

A representante acrescentou que Moscovo "defende uma desescalada da situação atual e a manutenção da confiança e da previsibilidade".

Após implantarem uma presença militar significativa nas Caraíbas a partir de agosto, os Estados Unidos anunciaram recentemente um bloqueio naval em torno da Venezuela, visando petroleiros que consideram estar sob sanções.

As forças de Washington já atacaram mais de 30 embarcações alegadamente ligadas ao narcotráfico e mataram uma centena de tripulantes.

A situação é vista pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro como uma tentativa de mudança do regime venezuelano.

Recentemente o Governo norte-americano aumentou para 50 milhões de dólares a recompensa por qualquer informação que leve à detenção de Maduro, um fiel aliado do Presidente russo, Vladimir Putin.

O líder venezuelano apoiou totalmente o regime de Putin desde os primeiros dias da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Zakharova descreveu os recentes acontecimentos nas Caraíbas como "caos jurídico", assinalando a "reativação de práticas" que se pensava estarem esquecidas "há muito tempo, como a apropriação ilegal de bens, a pirataria, os ataques e o banditismo", segundo a agência de notícias TASS.

A porta-voz apelou ao Presidente norte-americano, Donald Trump, instando-o a usar o seu "pragmatismo e racionalidade" para resolver a questão "dentro da estrutura do direito internacional".

Maduro afirmou na quarta-feira que Caracas recebeu um "apoio esmagador" do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), depois de a Rússia e a China terem criticado as ações dos Estados Unidos na reunião de emergência deste órgão, convocada pela Venezuela na sequência da apreensão de petroleiros venezuelanos.

Leia Também: Rússia precisa de mais 12 milhões de trabalhadores nos próximos sete anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909612/russia-condena-tentativas-dos-eua-para-desestabilizacao-de-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes