Rússia atacou com 125 drones infraestrutura energética ucraniana

  • 10/02/2026

Segundo as autoridades ucranianas, 110 das aeronaves teleguiadas russas de longo alcance foram intercetadas, mas 13 atingiram seis localizações diferentes, que não foram reveladas.

 

Contudo, a empresa privada do setor da energia DTEK anunciou em comunicado que uma das suas infraestruturas de produção ou distribuição sofreu "danos substanciais" e "a sua reparação vai requerer um extenso período".

As partes em conflito têm vindo há meses a atingir alvos semelhantes que provocam, de ambos os lados, interrupções no abastecimento de eletricidade ou gás às populações, algo agravado pelas temperaturas negativas que se fazem sentir na região.

Segundo a Amnistia Internacional (AI), a Ucrânia perdeu mais de metade da capacidade de produção e 80% do país foi afetado por cortes de energia de emergência.

Civis e funcionários daquela organização não governamental relataram que há blocos de apartamentos gelados, tubagens congeladas e rebentadas, elevadores parados, telemóveis descarregados e redes telefónicas interrompidas.

Muitos ucranianos dormem vestidos com o máximo de roupa possível, recorrem a fogões a querosene para aquecer tijolos e garrafas de água ou outras soluções de aquecimento perigosas, como montar tendas de acampamento dentro dos quartos e acender velas para combater o frio, descreveu ainda a AI.

De acordo com Moscovo, as defesas antiaéreas da Rússia, por seu turno, abateram seis drones de asa fixa lançados pelas Forças Armadas ucranianas, entre as 23h00 e as 07h00 horas locais.

O ministério da Defesa russo anunciou que três daqueles aparelhos foram intercetados na região fronteiriça Belgorod, outros dois em Astrayan e um último em Kursk, também perto da fronteira com a Ucrânia.

O governador de Belgorod, Viacheslav Gladkov, informou que a sua região foi atacada por 84 drones nas últimas 24 horas, havendo registo de duas pessoas feridas.

Segunda-feira, as autoridades da Rússia anunciaram ter abatido 69 drones ucranianos sobre oito localizações, na sua maioria também em Kursk e em Briansk.

Leia Também: Eurodeputados alertam que "não há tempo a perder" para dar armas a Kyiv

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2936544/russia-atacou-com-125-drones-infraestrutura-energetica-ucraniana#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes