Rui Costa e o Santa Clara-Sporting: "Mais um escândalo..."
- 18/12/2025
Rui Costa aproveitou, ao final da noite desta quinta-feira, o discurso prestado na festa de Natal do Benfica, para apontar o dedo à (polémica) exibição assinada pela equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro, no triunfo conquistado pelo Sporting, na visita ao Santa Clara, por 2-3, que valeu o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal.
"As minhas desculpas por este pequeno atraso, mas eu estive lá fora a ver mais um escândalo do futebol português e estive à espera que o árbitro desse penálti. Mas como a festa hoje é nossa, e só nossa, foquemo-nos em nós...", começou por desabar o recém-reeleito presidente do clube da Luz, na hora de se dirigir a todos os presentes.
"Este ano que termina foi particularmente exigente e fica marcado pelos títulos conquistados e pelas vitórias alcançadas, que muitos nos honram e que refletem o trabalho, a competência e a ambição de todos os que servem o clube. Devemos enaltecer esses sucessos, mas também ter a lucidez e a exigência de reconhecer que o Benfica tem de querer sempre muito mais. A nossa história assim o determina. Ganhar faz parte da nossa identidade, mas a ambição de vencer de forma consistente e sustentada tem de ser permanente", refletiu.
"2025 é um ano que vai ficar na história do Benfica por várias razões. Ultrapassámos os 400 mil sócios. Disputámos o primeiro Campeonato do Mundo de Clubes, onde chegamos aos oitavos de final. Somos referência e recorde mundial numa eleição associativa com quase 94 mil sócios a votarem no dia 8 de novembro. A nossa formação e a fábrica de talentos do Benfica Campus teve uma época de excelência, vencendo em todos os escalões de formação, um feito inédito e que culminou com 9 atletas campeões do mundo de sub-17", prosseguiu.
"Acabámos o ano a lançar a Benfica FM, cumprindo uma velha pretensão de vivermos o Benfica de forma ainda mais intensa e próxima de todos os benfiquistas. Olhamos para 2026 com enorme ambição desportiva. Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições – repito: em todas as competições; reforçar a nossa competitividade interna e internacional e afirmar, de forma clara, que o Benfica entra em cada época para ganhar", completou.
"Não vamos aceitar ser prejudicados"
Rui Costa virou, de seguida, 'agulhas' para a questão da centralização dos direitos televisivos: "Quer do ponto de vista dos valores, melhorando o que temos atualmente, quer em termos de inovação de conteúdos, vamos ser, uma vez mais, liderantes. Uma realidade que nos permite deixar aqui o alerta relativamente à centralização prevista para depois de 2028: são precisas garantias firmes de que todos os clubes saiam beneficiados. No caso do Benfica, a fasquia é elevada. E, como já disse publicamente, não vamos aceitar ser prejudicados. Vamos ser intransigentes na defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica".
"No plano social, associativo e económico enfrentamos igualmente grandes desafios no próximo ano. Temos como objetivo alcançar os 500 mil associados e reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo. O Congresso das Casas em 27 e 28 de março do próximo ano vai ser importante nesse desígnio e, estou certo, ficará como um dos grandes marcos de 2026", apontou.
"No plano das infraestruturas desportivas, queremos continuar a investir no Benfica Campus, criando ainda mais condições de excelência na nossa academia, que é uma referência internacional. Mais campos e novos equipamentos capazes de potenciar os talentos da formação e do nosso futebol feminino. No patamar económico, o Benfica District assume-se como fundamental para uma dinâmica de desenvolvimento ainda mais forte do nosso clube", acrescentou.
"Ambicionamos chegar aos 500 milhões de euros de receita consolidada tão rápido quanto possível, aumentando o potencial de investimento nas nossas equipas em todas as vertentes. O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada, mas vai igualmente relançar a experiência e a vivência dos sócios e dos adeptos na relação com o nosso Estádio da Luz, revolucionando toda a área envolvente", rematou.
Leia Também: Sporting elimina Santa Clara com arbitragem polémica de João Pinheiro













