Rui Costa anuncia despedimento de Bruno Lage do Benfica: "Era o momento"
- 17/09/2025
Bruno Lage já não é treinador do Benfica. Sensivelmente três horas após a dramática derrota frente ao Qarabag (2-3), Rui Costa convocou uma conferência de imprensa para a madrugada desta quarta-feira, onde anunciou a saída de Bruno Lage (altamente contestado no Estádio da Luz), garantindo ainda que as águias terão um novo treinador no próximo encontro, diante do AVS, agendado para este sábado.
"Boa noite a todos. Queria comunicar que chegámos a acordo com Bruno Lage, que deixa de ser treinador do Benfica a partir de hoje. Agradecemos todo o trabalho e empenho, mas infelizmente chegou o momento e entendemos que era o momento de alterar. Relativamente ao próximo treinador, no sábado, na Vila das Aves, contamos ter o novo treinador", começou por dizer o presidente do Benfica numa curta declaração, antes de responder às questões dos jornalistas presentes na sala de imprensa, já depois da amarga estreia na fase regular da Liga dos Campeões.
"O perfil do treinador do Benfica tem de ser um perfil ganhador. Lamento aos benfiquistas pelo jogo com o Santa Clara e o de hoje [diante do Qarabag]. São totalmente inesperados relativamente aos nossos argumentos. Não hipotecámos nada. O próximo treinador que vier tem de ser ganhador e colocar o Benfica nos patamares exigíveis que nós pretendemos", sublinhou de seguida, sendo prontamente confrontado com a possibilidade de contratar José Mourinho.
"José Mourinho? O Benfica neste momento está sem treinador. A única coisa que se passou [nas últimas horas] foi a conversa com Bruno Lage. Não entrou nenhum treinador hoje. Evidentemente que temos as nossas preparações para que no sábado, na Vila das Aves, o Benfica já esteja com um novo treinador no banco", revelou ainda Rui Costa.
Questionado se a mais recente demissão no seu mandato, um ano após a saída de Roger Schmidt, era o reflexo da gestão que teve ao longo dos últimos quatro anos, Rui Costa recordou que o Benfica esteve em todas as lutas no ano passado e que ainda nem sequer deu início à campanha com vista às eleições presidenciais, agendadas para o próximo dia 25 de outubro.
"Muito honestamente, certo ou errado, sou muito apologista da continuidade dos projetos. Não fomos campeões [na época passada], mas a uma semana do fim tínhamos tudo para ganhar o que estava em disputa. Fomos para o Mundial de Clubes e fomos eliminados pelos campeões do mundo [Chelsea]. Considerava uma irresponsabilidade hipotecar a época logo ao início, ao disputar uma Supertaça e as pré-eliminatórias da Champions sem uma pré-época, com um treinador que não conhecesse os jogadores. A minha decisão foi a de manter a confiança em Bruno Lage, até porque tivemos muito perto de ganhar tudo. Nenhuma equipa está em descalabro quando está tão perto de ganhar assim", relembrou.
"Eu não estou aqui para salvar cargos nenhuns. Sou presidente. Ainda nem sequer fiz campanha. Não fui aos vossos canais. Estou focado em assegurar o futuro do Benfica. A minha decisão tem a ver com a época desportiva do Benfica, para não hipotecar a época do Benfica. Estou longe de pensar o que isto me pode trazer em termos de eleições, mas estou muito perto de saber o que isso trará ao futuro do Benfica. Nunca pus os meus interesses à frente do Benfica e não é agora que eu o vou fazer", atirou ainda sobre o tema.
"O Benfica tem uma estrutura suficiente para dar o treino de amanhã. Será uma sessão de recuperação em função do último jogo e temos treinadores interinos que estão mais do que preparados para isso. Os treinadores estão sempre a prazo, independentemente de eleições ou não. Ninguém queria chegar a este momento. Não pude evitar esta decisão, assim como acredito que tenho de contratar um treinador para o resto da temporada", completou Rui Costa.
Recorde-se que Bruno Lage - que já havia aberto a porta à saída do Benfica na conferência de imprensa - encerra, assim, a sua terceira passagem pelo clube da Luz, após uma primeira aventura pela formação entre 2004 e 2013 e um segundo período nas épocas 2018/19 e 2019/20. Ao leme dos destinos do Benfica desde a reta inicial da temporada passada, Bruno Lage volta a ser dispensado ao fim de um ano, período em que conquistou uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
[Notícia atualizada às 01h59]
Leia Também: Choque na Luz. Benfica cai com estrondo no arranque da Liga dos Campeões
Leia Também: Bruno Lage abre a porta à saída do Benfica: "Quando Rui Costa sentir..."
Leia Também: Eis a reação de Rui Costa aos lenços brancos mostrados a Lage no Benfica