Rui Borges respeita Mourinho na véspera do dérbi: "Mudou o paradigma"
- 30/11/2025
Rui Borges levantou, este domingo, um pouco o véu sobre o próximo jogo do Sporting na I Liga, que será no terreno do Benfica, para a 13.ª jornada.
Os leões entrarão na Luz, esta sexta-feira, a partir das 20h15 (horário de Portugal Continental), com vantagem pontual sobre o eterno rival, que terá de correr atrás do prejuízo na tabela classificativa.
O Benfica é terceiro classificado, com 28 pontos, menos três do que o Sporting e menos seis do que o líder FC Porto.
Acima de tudo, Rui Borges demonstrou enorme respeito pelo técnico das águias, José Mourinho. "Para mim é um desafio. É a primeira vez que defronto o melhor treinador português. Um dos melhores do mundo, para mim continua a ser, por muito que digam o contrário. É um treinador que tem outra maturidade nos jogos grandes. Tenho muito respeito por ele, mas é o mesmo que tenho por todos, mesmo para os que têm menos experiência. Olhei para ele no início da minha carreira como referência, foi para mim como foi para todos porque mudou o paradigma do futebol", começou por dizer o técnico leonino, que cumpriu o jogo 50 no emblema de Alvalade.
"Vamos defrontar o nosso rival na casa deles, num ambiente difícil. O Benfica vem atrás e vai querer chegar-se à frente, mas seja qual for o resultado, não vai definir o campeonato porque ainda falta uma volta inteira e mais uns jogos na primeira volta. Há ainda muitos jogos e no futebol tudo muda muito rápido", alertou.
O Sporting não perde há 11 jogos consecutivos para todas as competições, o que moraliza o coletivo para o grande jogo da capital portuguesa.
"A equipa está confiante, mas também disseram que estávamos numa fase menos boa e eu sentia que era uma boa fase. O crescimento da equipa tem sido visível. Equipa está muito preparada. Não sei se é o melhor momento e confiança em excesso também pode ser mau. Há um grande sentimento de carinho entre todos e isso deixa-me muito feliz. Todos se respeitam muito, que é o melhor para qualquer treinador. Estou supertranquilo, independentemente do que possa acontecer no jogo com o Benfica. Vejo-os felizes a jogar", disse Rui Borges, que destacou às opções à sua disposição. Vale lembrar que Pedro Gonçalves foi a jogo no decorrer da segunda parte.
"São mais dores de cabeça porque estão todos num momento muito bom. Mesmo o Edu entrou e fez golo e um belíssimo jogo, mantendo-se sempre muito ligado. Até esse crescimento ele está a ter. O Morita igual. Disse no último jogo que está a crescer em termos de confiança o que é muito importante pelo que que dá em termos técnicos e táticos", salientou o líder dos leões, que completou a conferência com uma mensagem aos adeptos leoninos.
"Tenho de agradecer o apoio que têm dado e passado para a equipa e dizer que é importante. Neste jogo até senti que a energia foi um pouco diferente. Sentiu-se mais apoio e até me arrepiei em alguns momentos. É muito importante para nós sentir esse apoio, sobretudo os jogadores, para irem aos limites."
Leia Também: EM DIRETO: FC Porto aguenta pressão do Sporting e agarra-se ao topo













