Rui Borges presenteia Sporting (desfalcado) com dois dias de folga
- 10/01/2026
A equipa principal do Sporting deu, ao final da manhã deste sábado, continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista o encontro da 18.ª jornada da I Liga, perante o Casa Pia, que está agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, no Estádio José Alvalade.
Uma sessão na qual o treinador dos bicampeões nacionais em título se viu, uma vez mais, obrigado a orientar um grupo de trabalho altamente depauperado, com, nada mais, nada menos, do que... nove baixas, começando, desde logo, por Ousmane Diomande, que permanece em Marrocos, a disputar o Campeonato Africano das Nações (CAN), ao serviço da principal seleção da Costa do Marfim.
Ao ex-Mafra, há, ainda, a acrescentar os nomes de Zeno Debast, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Salvador Blopa, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis, todos eles por motivos de ordem física, permanecendo, desta maneira, entregues aos cuidados do departamento clínico verde e branco.
Em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais, o emblema verde e branco informa que, após este apronto, o plantel foi presenteado com dois dias de folga, pelo que o próximo treino apenas terá lugar pela manhã da próxima terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, à porta fechada.
Sporting 'torce' por Salah e companhia
Para já, ainda não é certo que Ousmane Diomande regresse a Portugal a tempo do Sporting-Casa Pia. Tudo dependerá da maneira como a Costa do Marfim for capaz de apresentar-se, este sábado, pelas 19h00, no Grand Stade d'Agadir, onde terá pela frente o Egito, de Mohamed Salah e companhia, nos quartos de final do CAN2025.
Em caso de derrota, o defesa-central será autorizado a apresentar-se, possivelmente, já no próximo treino dos leões, em Alcochete. Caso contrário, será baixa certa durante mais alguns dias, uma vez que irá disputar, pelo menos, mais um jogo, na quarta-feira, frente ao Senegal, que deixou para trás o Mali, por 1-0.
Quem já regressou a Portugal e treinou, inclusivamente, na Academia Cristiano Ronaldo, junto dos companheiros de equipa, na passada sexta-feira, foi Geny Catamo, que viu a caminhada histórica de Moçambique terminar nos oitavos de final, fruto da pesada derrota sofrida contra a Nigéria, por 4-0.
As contas da I Liga
O Sporting, recorde-se, encontra-se, neste momento, na segunda posição da I Liga, com 42 pontos, menos sete do que o líder, o FC Porto, uma vez que, na última jornada antes da interrupção para a disputa da final four da Taça da Liga (onde 'tombou' aos pés do Vitória SC, por 1-2), não foi capaz de ir além de um empate a uma bola, na visita ao Gil Vicente.
O Casa Pia, por seu lado, vive uma situação bem mais delicada, uma vez que mora no 15.º lugar, o primeiro acima da 'linha de água', com 14 pontos alcançados ao cabo de 17 rondas (tantos quanto o Arouca, que está logo atrás), o que acabou por levar à demissão de Gonçalo Brandão e consequente regresso de Álvaro Pacheco.
Leia Também: Rui Borges recupera tridente e Sporting já vê a 'luz ao fundo do túnel'













