Rui Borges perde avançado da equipa B. Rodrigo Ribeiro deixa Sporting
- 14/01/2026
O Sporting está prestes a deixar sair Rodrigo Ribeiro para a Alemanha, onde vai vestir a camisola do Augsburgo a título de empréstimo com opção de compra, adianta Florian Plettenberg esta quarta-feira.
O mesmo jornalista alemão, especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, garante que o negócio entre os dois clubes já está fechado e que o jovem avançado português vai realizar a habitual bateria de exames médicos ainda hoje.
Rodrigo Ribeiro, refira-se, estava integrado na equipa B dos leões, mas já havia sido chamado a jogo, nesta temporada, por Rui Borges, por três ocasiões.
Apesar das novas oportunidades na equipa principal, Rodrigo Ribeiro apenas conseguiu faturar ao serviço da equipa secundária, sob as ordens de João Gião, tendo um saldo de cinco remates certeiros em 11 jogos disputados na II Liga.
EXCLUSIVE | Rodrigo #Ribeiro to FC Augsburg – DONE DEAL ️
— Florian Plettenberg (@Plettigoal) January 14, 2026
Medical today. Loan deal with an option to buy. Agreement reached with Sporting B. The 20 y/o talented striker is already on site.@SkySportDE 🇵🇹 pic.twitter.com/yQLE12maQR
Lançado por Ruben Amorim
No entanto, a estreia de Rodrigo Ribeiro, de 20 anos, pela equipa principal leonina aconteceu pela mão de Ruben Amorim na temporada 2021/2022. Na época seguinte, a jovem promessa de Alcochete foi rodando entre juniores, equipa B e equipa A, mas com sucesso relativo.
Em janeiro de 2024 acabaria mesmo por sair de Alvalade, a título de empréstimo, para jogar no Nottingham Forest, equipa pela qual jogou apenas cinco vezes.
Na temporada seguinte, Rodrigo Ribeiro regressou ao Sporting, mas voltou a ser cedido, desta vez para ganhar experiência na I Liga, alinhando no AVS. Na Vila da Aves, o jovem avançado apontou um golo em 23 partidas.
No último verão regressou novamente a Alvalade e parecia estar a subir de produção na equipa B, tendo merecido nova oportunidade na equipa A, falhando, no entanto, a estreia a marcar.
Agora, Rodrigo Ribeiro vai partir rumo à Alemanha para a terceira experiência por empréstimo, passando a vestir as cores do Augsburgo, o atual 15.º classificado da Bundesliga, o máximo escalão do futebol daquele país.
A missão do jovem jogador português, natural de Viana do Castelo, terá a missão de ajudar com golos na luta pela permanência, podendo já marcar presença, presumivelmente nas bancadas da WWK Arena, no duelo frente ao Union Berlim, agendado para a noite de amanhã, quinta-feira, e relativo à 17.ª jornada.
Ioannidis e Suárez não deram espaço
Apesar da boa amostra na equipa B, Rodrigo Ribeiro tinha os caminhos praticamente tapados para conseguir impor-se na equipa de Rui Borges por culpa de Fotis Ioannidis e Luis Suárez.
Os dois reforços de verão ficaram com pesado fardo de conseguirem afastar o fantasma de Viktor Gyokeres, o principal goleador do Sporting nas últimas duas temporadas, e têm correspondido de forma cabal.
O avançado colombiano tem sido o mais letal e já contabiliza 20 golos em 28 jogos, ao passo que o internacional grego tem vestido o papel de suplente de luxo, com seis remates certeiros em 21 partidas.
[Notícia atualizada às 13h52]














