Rubio declara apoio dos EUA ao ultranacionalista Orbán nas eleições húngaras

  • 16/02/2026

"Não é segredo como o Presidente [Donald Trump] o vê", afirmou Rubio à imprensa, após um encontro com Orbán na residência oficial do primeiro-ministro húngaro.

 

"Acho que posso afirmar com segurança que o Presidente Trump está muito comprometido com o seu sucesso, pois o seu sucesso é o nosso sucesso", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana ao lado de Orbán, que tem surgido atrás do seu principal opositor, o líder do partido Tisza Péter Magyar, nas mais recentes sondagens.

Por seu lado, Orbán afirmou que não há "nenhuma razão para temer o que acontecerá na Hungria" após as eleições.

"O Governo será formado com base na vontade do povo húngaro", adiantou.

"Às vezes perco, às vezes ganho", lembrou o líder, que voltou ao poder em 2010, acrescentando ainda: "Portanto, não tenham medo do que acontecerá se não ganharmos, porque isso acontece regularmente".

Donald Trump já demonstrou em diversas ocasião a sua simpatia pelo aliado nacionalista húngaro, uma figura política que descreve como "um homem forte e poderoso" e com "capacidade comprovada para produzir resultados fenomenais".

Viktor Orbán, 62 anos, enfrenta o desafio mais difícil desde o seu regresso ao poder, com o seu partido Fidesz a ser ultrapassado pela oposição nas sondagens.

Num discurso no sábado, Orbán comprometeu-se a continuar a sua ofensiva contra as "pseudo-organizações civis, jornalistas, juízes e políticos comprados", uma narrativa não muito diferente da linha de pensamento do Presidente norte-americano.

O primeiro-ministro húngaro é acusado de silenciar as vozes críticas da magistratura, do mundo académico, dos meios de comunicação social e da sociedade civil, e de restringir os direitos das minorias.

De todos os líderes europeus, Orbán é o que possui relações mais próximas com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Nas mesmas declarações em Budapeste, Rubio concordou com Orbán ao afirmar que as relações entre os dois países vivem uma "era de ouro".

Orbán foi o único líder de um país-membro da União Europeia (UE) que, já em 2016, apoiou a campanha eleitoral de Trump, e ambos sempre falaram muito positivamente um do outro, além de mostrarem grande sintonia com as suas políticas nacionalistas e contra a imigração.

Antes do seu encontro com Orbán, Rubio e o seu homólogo húngaro, Péter Szijjártó, assinaram um acordo de cooperação nuclear bilateral, que o ministro húngaro classificou como "de grande importância" do ponto de vista do preço da energia no país da Europa Central.

Após a Conferência de Segurança de Munique, que decorreu no fim de semana, Rubio visitou os dois primeiros-ministros da UE mais próximos de Moscovo, o eslovaco Robert Fico e Orbán, cujos países continuam a comprar petróleo da Rússia, argumentando que não têm outra opção, uma vez que não têm fronteiras marítimas.

Leia Também: Orbán afirma que a verdadeira ameaça da Hungria é a UE e não a Rússia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940514/rubio-declara-apoio-dos-eua-ao-ultranacionalista-orban-nas-eleicoes-hungaras#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes