Ruben Amorim revela plano do United para o mercado: "Há um processo..."
- 02/01/2026
Ruben Amorim disse, esta sexta-feira, que não existe qualquer movimentação, por esta altura, no sentido de fazer alterações no plantel do Manchester United. Em conferência de imprensa, de antevisão ao jogo com o Leeds, o treinador português foi questionado sobre os planos para o mercado de inverno, que arrancou oficialmente ontem, e apontou para o processo que está em curso.
"A janela de transferência não vai mudar. Não temos negociações para termos qualquer mudança no plantel. Existe um processo e uma ideia que vai continuar", começou por dizer Ruben Amorim, antes de lembrar que o foco está em ganhar jogos para consolidar uma posição nos lugares cimeiros da Premier League.
"Estamos perto dos lugares de Liga dos Campeões, mas também estamos perto das outras 18 equipas atrás de nós. Vamos focar-nos no próximo jogo e em tentar ganhá-lo", garantiu o treinador português de 40 anos.
Confrontado se algum jogador lhe tinha pedido permissão para deixar o clube, Ruben Amorim foi categórico na resposta.
"Não, ninguém pediu para sair e não espero que venham pedir alguma coisa", atirou, bem ao seu estilo, o ex-técnico do Sporting.
Estreia na rivalidade com o Leeds
Ruben Amorim está no comando técnico do Manchester United desde novembro de 2024, mas apenas no domingo irá medir forças com o Leeds United, um dos velhos rivais dos red devils.
"Já soube que é um grande dérbi, com um grande ambiente e uma grande rivalidade, mas cada jogo da Premier League é tão difícil que este é apenas mais um. Sei o que significa para os adeptos, mas precisamos de ir lá [a Elland Road, casa do Leeds] e ganhar o jogo", afirmou Ruben Amorim, antes de analisar o momento atual do United, manchado pelo empate inesperado diante do Wolverhampton na última jornada.
"Vamos jogar melhor quando tivermos todo o plantel disponível e claramente vamos atacar melhor. Ainda não somos suficientemente bons nos detalhes. Devíamos ter mais alguns pontos neste momento, mas precisamos de fazer mais", vincou.
As contas do United na Premier
Apesar do tropeção caseiro frente ao Wolverhampton, o Manchester United acabou por ver o Chelsea e o Liverpool também empatarem na última ronda, o que significa que continua a manter a mesma distância pontual face ao quinto e quarto lugar.
Posicionados no sexto lugar, os red devils somam 30 pontos em 19 jogos, visitando o Leeds na 20.ª jornada. O conjunto orientado por Daniel Farke está, por seu turno, no 16.º posto, mas apenas com nove pontos face ao United.
Na liderança da Premier League continua o Arsenal, que até tirou proveito do nulo do Manchester City na casa do Sunderland para se isolar, ainda mais, no primeiro lugar, onde agora mora com 45 pontos.
Maresca não belisca Amorim
Nas últimas horas começou a circular o rumor de que a saída de Enzo Maresca do Chelsea poderia ditar o fim de ciclo de Ruben Amorim no Manchester United, por conta da ligação conhecida entre Omar Berrada, dirigente dos red devils e o treinador italiano.
No entanto, Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista em questões relativas ao mercado de transferências, já garantiu que a direção do clube de Old Trafford continua a depositar confiança no treinador português e afasta, para já, uma eventual investida por Maresca para uma troca no comando técnico do United.














