Ruben Amorim no radar do 'Truman Show'? Eis o que se diz sobre o United
- 13/09/2025
Ruben Amorim encontra-se há dez meses na liderança do Manchester United e a verdade é que, apesar de todo o sucesso alcançado no Sporting, o saldo em Old Trafford está longe de ser positivo, algo que, por si só, já dá muito que falar em Inglaterra... e não só.
O jornal The Guardian chegou mesmo a fazer manchete com a complexa situação do treinador português, ao serviço de um dos maiores clubes à escala mundial, em que se relata que os ecos do clássico filme 'Truman Show' no seio do Manchester United permitem que o jovem técnico possa cometer erros. Aliás, basta recordar que o ator Jim Carrey torna-se protagonista como uma estrela de um programa televisivo, sem que o próprio perceba, num espécie de vida real... simulada.
Num artigo assinado pelo jornalista Jamie Jackson, questiona-se se Ruben Amorim tem efetivamente um "trabalho impossível" em mãos, ao recordar que um treinador do emblema de Manchester "deve ser um estadista, um artista mediático, um guru dos jogadores, preferido dos adeptos e um vencedor em série", pelo que "não é de admirar que Amorim ache isso difícil".
"Novela, cobertura midiática de ponta a ponta e um 'Truman Show' desportivo. Ruben Amorim, como aqueles que o antecederam, pisca sob o brilho do fascínio infinito pelo protagonismo do Manchester United e pode questionar se essa é a tarefa impossível", pode ler-se no início de um artigo em que se fala de uma "confusão" herdada pelo português em Old Trafford, numa altura em que está "ameaçado tão cedo".
Os efeitos da tal "confusão" herdada
Depois de recordados momentos mais alarmantes ao serviço do Manchester United, com especial destaque para os contornos da eliminação na Taça da Liga inglesa, aos pés do modesto Grimsby Town (2-2, 12-11 após grandes penalidades), não se coloca a possibilidade de a sua posição estar ameaçada ao fim de três jornadas na Premier League - com todos os resultados possíveis já alcançados -, mas aponta-se ao "foco ridículo" em cima do treinador e a uma espécie de "dádiva" para proprietários como os Glazers e Sir Jim Ratcliffe.
Numa espécie de comparação à posição de Louis van Gaal, antigo treinador dos red devils, também Ruben Amorim só sentiu o impacto do trabalho que terá pela frente em Manchester após ter abraçado o projeto do clube, em novembro do ano passado, recordando-se ainda nomes de treinadores como David Moyes, José Mourinho, Ole Gunnar Solskjaer e Erik ten Hag, que descobriram que "na era pós-Alex Ferguson nada pode preparar para a 'realpolitik' de comandar o clube".
"Observado, analisado, dissecado e julgado", Ruben Amorim conta ainda com um salário atraente na ordem dos 10,5 milhões de euros por ano e é nele que está depositada a esperança de alcançar o 21.º título de campeão inglês, algo que já não acontece desde os tempos de Ferguson, em 2013.
Toda a análise ao perfil e ao contexto atual do treinador surgem, precisamente, antes do frenético dérbi diante do Manchester City, no Etihad Stadium, agendado para este domingo, a partir das 16h30 (horário de Portugal Continental).
Leia Também: Lá fora: Ruben Amorim com o "impossível" no United e Yamal faz revelações