"Ruben Amorim morreria pelo Manchester United"
- 11/12/2025
Patrice Evra saiu, esta quarta-feira, em defesa de Ruben Amorim, treinador português que continua longe de ser uma figura consensual, por entre a 'feroz' crítica inglesa, mas que, aos poucos, vai fazendo por justificar os 11 milhões de euros que o Manchester United pagou ao Sporting pela sua contratação, em novembro do passado ano de 2024.
"Mesmo nos maus momentos, eu confio nele. Ele é alguém que, neste momento, morreria pelo clube. É essa a minha sensação, com Amorim. Esta é uma pessoa que coloca realmente o clube antes dela própria, e, em comparação com alguns dos anteriores treinadores, sinto que é diferente, mas talvez precise de mais jogadores", afirmou, em declarações prestadas à casa de apostas britânica Stake.
"Ver o Manchester United, tenho de ser sincero, é como jogar à roleta. Nunca sabes o que é que vai calhar-te. Num momento, vais vencer, no seguinte, vais perder, por isso, nunca consegues prever um resultado, quando o Manchester United joga", acrescentou o ex-internacional francês, que representou os red devils em 379 ocasiões, entre 2005 e 2014.
O antigo lateral-esquerdo (atualmente, com 44 anos de idade) mostrou-se, inclusive, confiante de que a formação sediada em Old Trafford pode mesmo vir a alcançar um lugar nos quatro primeiros classificados, o que lhe valeria o apuramento para a Liga dos Campeões, competição que já não disputa desde 2023.
"Preciso de ver mais consistência por parte do Manchester United. Quero ver um onze inicial mais consistente. Isto está a tornar-se um pouco melhor, e talvez os jogadores percebam melhor a filosofia e o sistema dele. Sinto que Amorim tem o total apoio da direção, e isso é muito importante. Pode haver um final de época surpreendente, com um lugar no top4", antecipou.
Taça da Liga foi o grande 'pecado'
Ora criticado, ora aplaudido, a verdade é que Ruben Amorim conduziu o Manchester United a um ciclo de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota, ao cabo dos dez últimos encontros. Registo que o vai deixando na sexta posição da Premier League, com 25 pontos, tantos quanto o Chelsea, que segue imediatamente à frente.
Numa temporada 'livre' de provas europeias, o principal 'pecado' dos red devils acabou por surgir logo a 27 de agosto, ao terceiro jogo da temporada de 2025/26, aquando da derrota sofrida na visita ao Grimsby Town (equipa que milita na League Two, o quarto escalão do futebol inglês), no desempate por grandes penalidades, que culminou na eliminação da Taça da Liga.
Já na Taça de Inglaterra, a formação orientada pelo treinador português só irá entrar em cena na terceira eliminatória, que está agendada para o início de janeiro do próximo ano de 2026, sendo que o adversário será o Brighton. Até lá, esta ainda tem pela frente seis jornadas do principal escalão do futebol britânico.
Estas serão perante Bournemouth (na segunda-feira, em Old Trafford), Aston Villa (a 21 de dezembro, no Villa Park), Newcastle (a 26 de dezembro, em Old Trafford), Wolverhampton (a 30 de dezembro, em Old Trafford), Leeds United (a 4 de janeiro, em Elland Road) e Burnley (a 7 de janeiro, no Turf Moor).
Leia Também: Sabia dessa? Ruben Amorim foi causa de 'atrito' na casa de Haaland













