Ruben Amorim ao ataque: "Comparar-me à situação de Guardiola é uma piada"
- 14/09/2025
Sem meias palavras. É esta a melhor maneira de descrever a forma como Ruben Amorim fez questão de distanciar as crises de resultados por que passam o Manchester City e o 'seu' Manchester United, antes do tão aguardado dérbi da quarta jornada da Premier League, no Etihad Stadium.
"Não, não dá para comparar. Aquele tipo [Pep Guardiola] está sempre a vencer. Ele pode relaxar se já não estiver a vencer. Eu tenho de dar provas todos os dias, aqui, e sinto isso", começou por afirmar, na tradicional conferência de imprensa de antevisão ao jogo, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico Mirror.
"Sinto-me bastante confortável com isso, e penso que, a cada dia que venho para cá, tenho de fazer melhor. Comparar a minha situação à de Guardiola é, simplesmente, uma piada. Eu penso que nós temos maiores problemas", prosseguiu.
"Nós continuamos a ter maiores problemas, mas estamos a procurar lidar com todos. Por vezes, ficamos frustrados e zangados, mas estamos a lidar com todos os problemas e a tentar melhorar. Eu vejo a equipa a jogar muito melhor, agora. Só precisamos de ser mais eficazes para vencer mais jogos, e, depois, as coisas vão ficar mais fáceis", completou.
Vitória de 2024 não 'embala'
Perante os jornalistas, o antigo treinador do Sporting garantiu, ainda, que o facto de ter conquistado o Manchester United a uma vitória, na última deslocação ao terreno do eterno rival (por 1-2, a 15 de dezembro de 2024), não lhe dá qualquer tipo de alento, antes deste reencontro.
"É difícil apontar um jogo do ano passado que tenha sido um êxito total. Tivemos muitos momentos daqueles. Agora, só nos focamos no futuro. Temos quatro pontos. Eu penso que deveríamos ter mais, neste momento, mas temos de ser verdadeiramente competitivos. É um jogo muito importante para toda a gente, aqui, mas especialmente para os nossos adeptos, por isso, vamos tentar dar o nosso melhor", rematou.
Como estão os eternos rivais?
Manchester City e Manchester United estão longe de assinar um arranque de temporada positivo. Especialmente os citizens, que, nas três primeiras rondas da Premier League, somaram duas derrotas e apenas uma vitória, perfazendo três pontos, o que os deixa na 16.ª posição, em igualdade com Burnley e West Ham (que, esta ronda, já perdeu com o Tottenham, por categóricos 0-3).
Os red devils, por seu lado, levam quatro pontos, como resultado de um triunfo, um empate e uma derrota, pelo que se encontram imediatamente à frente, 'colados' a Brentford (que empatou a duas bolas com o Chelsea), Brighton (que perdeu com o Bournemouth, por 2-1), Nottingham Forest (que foi 'amassado' pelo Arsenal, por 3-0) e Leeds United (que foi derrotado pelo Fulham, de Marco Silva, por 1-0).
Pelo meio, os homens de Ruben Amorim foram surpreendidos pelo Grimsby Town, formação do quarto escalão do futebol inglês, que os eliminou da segunda ronda da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades.
O Manchester City-Manchester United será ajuizado pelo árbitro britânico Anthony Taylor, e tem apito inicial agendado para as 16h30 (hora de Portugal Continental) deste domingo.
Leia Também: História repete-se? Amorim já sorriu no dérbi de Manchester com este onze