Roménia diz que drone russo no espaço aéreo é novo desafio de segurança
- 14/09/2025
Em comunicado, o Ministério da Defesa sublinhou que "condena veementemente as ações irresponsáveis da Rússia" e disse ainda que este tipo de ações "representam um novo desafio à segurança regional e à estabilidade na região do Mar Negro".
"Tais incidentes demonstram a falta de respeito da Rússia pelo direito internacional", acrescentou o ministério romeno a propósito da entrada de um drone russo no espaço aéreo da Roménia, durante um ataque russo contra infraestruturas na vizinha Ucrânia.
Também a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, reagiu, classificando o que aconteceu como "inaceitável" e acusando Moscovo de provocar uma "escalada imprudente".
"A violação do espaço aéreo romeno por drones russos é mais uma violação inaceitável da soberania de um Estado-membro da União Europeia", escreveu Kaja Kallas na rede social X.
The violation of Romanian airspace by Russian drones is yet another unacceptable breach of an EU Member State's sovereignty.
— Kaja Kallas (@kajakallas) September 14, 2025
This continued reckless escalation threatens regional security.
We stand in solidarity with Romania. I am in close contact with the Romanian government.
Depois da entrada de um drone russo no espaço aéreo da Roménia, a defesa romena enviou na noite de sábado dois caças F-16 para monitorizar a situação.
Na quarta-feira, a Rússia lançou mais de 450 drones e mísseis contra a Ucrânia, que Moscovo invadiu em fevereiro de 2022.
O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, indicou que 19 destas aeronaves não-tripuladas violaram o espaço aéreo da Polónia, membro da NATO e da UE.
Três drones foram abatidos, com a ajuda de caças furtivos F-35 neerlandeses.
Estes drones de baixo custo são sensíveis à forte interferência eletrónica ucraniana, que pode perturbar a trajetória.
O Ministério da Defesa russo garantiu que "não havia qualquer intenção de atacar alvos em território polaco".
Leia Também: "É uma óbvia expansão da guerra": Moscovo invade espaço aéreo romeno