Rodrigo Mora eleito Futebolista do Ano do FC Porto nos Dragões de Ouro
- 01/12/2025
Rodrigo Mora foi distinguido, esta segunda-feira, com o galardão de Futebolista do Ano na Gala Dragões de Ouro, que tem lugar no Dragão Arena.
A época passada marcou a sua estreia no plantel da equipa principal, sob a liderança de Vítor Bruno. No entanto, foi com a chegada de Martín Anselmi ao comando técnico que o jovem luso, de 18 anos, 'explodiu.
Autor de dez golos e quatro assistências nas 23 jornadas do campeonato que disputou em 2024/25, o número 86, com contrato até 2030, terminou a temporada com o prémio Revelação do Ano entregue pelo CNID em maio. No mês seguinte, fez parte dos eleitos da Seleção nacional, que conquistou a Liga das Nações, a segunda no seu palmarés.
Em setembro, na gala da Bola de Ouro, Rodrigo Mora acabou distinguido como o oitavo melhor jogador do mundo com menos de 21 anos.
"Agradecer a todos os sócios que votaram em mim. Agradecer também a toda a estrutura do FC Porto, à minha equipa e staff do Olival que me ajuda a ser melhor todos os dias. À minha família, que nunca duvidou de mim. Em 2023, recebi o Dragão de Ouro jovem e, quando recebi, prometi honrar e dar o meu máximo. Reafirmo o mesmo hoje. Há um ano, concretizei o sonho de me estrear pelo FC Porto, agora só falta um sonho, que é ser campeão e festejar nos Aliados", garantiu o jovem médio-ofensivo.
Recentemente, Rodrigo Mora tornou-se o mais jovem de sempre a cumprir a marca dos 50 jogos, superando o resgisto de Rúben Neves. Este último, atualmente nos sauditas do Al Hilal, atingiu tal marco na época 2015/16, igualmente com 18 anos.
“Nunca pensei nisso, deixei sempre as coisas fluírem naturalmente, mas é um feito histórico na minha vida. O FC Porto é o meu clube do coração e sempre ambicionei fazer muitos jogos aqui. Estou muito feliz e grato por isso", disse na altura Rodrigo Mora. Esta época, às ordens de Francesco Farioli, o internacional português sub-21 conta com mais jogos como suplente utilizado (10) do que na condição de titular (6).
Ainda assim, Rodrigo Mora já apontou três golos em 15 partidas, com o histórico total a ser de 14 golos e quatro assistências em 50 partidas.
Prémio Carreira entregue a João Pinto
João Pinto venceu o Dragão de Ouro Carreira, no dia em que se completaram 44 anos da sua estreia com a camisola azul e branca. "Agradeço ao senhor presidente pelo prémio, vou dedicar a muita gente, à minha família, depois a José Maria Pedroto, Pinto da Costa, Reinaldo Teles, Fernando Gomes e Jorge Costa. O FC Porto não vive só das pessoas que ganham, há muitas pessoas que não conseguiram ganhar nada, por uma razão ou outra, e nunca são lembrados. Ao senhor presidente digo que não tenha medo de seguir em frente, era o que faltava que chegassem outra vez ao futebol português os Calabotes", referiu.
Leia Também: Villas-Boas alerta plantel do FC Porto: "Aqui, não não basta jogar bem...













