Rival da OpenAI lança 'farpa' com vídeo hilariante sobre o ChatGPT
- 05/02/2026
A OpenAI revelou recentemente que planeia começar a exibir anúncios em interações com o bot de conversação ChatGPT, com a rival Anthropic a ter decidido pegar neste conceito para partilhar uma série de vídeos humorísticos onde promete que nunca tomará uma decisão semelhante com o Claude.
Num destes vídeos - que pode ver acima - é possível ver um homem a fazer uma elevação e a perguntar ao personal trainer se consegue ter abdominais definidos rapidamente. O personal trainer, falando como se fosse o ChatGPT, pergunta se pode personalizar o treino e, de seguida, sugere um produto no meio da conversa que é, evidentemente, um anúncio publicitário.
Todo o vídeo poderia ser um dos cenários traçados por séries de ficção científica como “Black Mirror”, com a Anthropic a mostrar como a introdução de anúncios nas interações com o ChatGPT se podem tornar insidiosas.
Estes vídeos foram de tal forma partilhados nas redes sociais que o próprio cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, fez uma publicação na rede social X. Apesar de admitir que achou os vídeos engraçados, Altman afirmou que a Anthropic foi “desonesta”.
“Pergunto-me porque é que a Anthropic faria algo tão claramente desonesto”, escreveu o líder da OpenAI. “O nosso princípio mais importante para anúncios diz que não faremos precisamente isto. Obviamente nunca exibimos anúncios da forma como a Anthropic os representa. Não somos estúpidos e sabemos que os nossos utilizadores rejeitaram isso”.
First, the good part of the Anthropic ads: they are funny, and I laughed.
— Sam Altman (@sama) February 4, 2026
But I wonder why Anthropic would go for something so clearly dishonest. Our most important principle for ads says that we won’t do exactly this; we would obviously never run ads in the way Anthropic…
No caso da Anthropic, a empresa de Inteligência Artificial fez uma publicação no blogue da empresa onde afirma que o bot de conversação Claude continuará sem ter qualquer tipo de anúncio.
“A publicidade impulsiona a concorrência, ajuda as pessoas a descobrir novos produtos e permite que serviços como o e-mail e as redes sociais sejam oferecidos de graça”, pode ler-se na publicação da Anthropic. “Já tivemos as nossas próprias campanhas de anúncios e os nossos modelos de Inteligência Artificial ajudaram muitos dos nossos clientes na indústria da publicidade. Mas incluir anúncios nas conversas com o Claude seria incompatível com o que queremos que o Claude seja: um assistente genuinamente prestável para trabalhar e pensamento profundo”.
Leia Também: Diretor de cibersegurança de Trump partilhou documentos com o ChatGPT













