Risco de "derrocada de grandes dimensões" leva a corte da A24 em Lamego

  • 31/01/2026

"Esta é a única decisão possível, face à evidência do risco sério e iminente de novos deslizamentos, com possibilidade de projeção de terra e pedra para as vias de circulação e a eventual rutura da plataforma da A24", justificou a autarquia, num comunicado publicado cerca das 20:00 na rede social Facebook.

 

Durante o dia de hoje, esta via já tinha sido cortada no sentido Norte-Sul, por precaução.

No entanto, "após uma vistoria técnica aos taludes da A24 e na iminência de uma derrocada de grandes dimensões", as autoridades decidiram avançar com o seu encerramento total.

Segundo a Câmara de Lamego, "perante este cenário, manter a via aberta seria irresponsável e colocaria em risco todos os utilizadores da estrada".

No domingo de manhã "será realizada nova vistoria técnica ao local por especialistas de geotecnia, para reavaliação das condições de segurança", avançou.

A autarquia disse ainda que a concessionária Norscut "está já a preparar a mobilização de meios para uma intervenção urgente na A24".

"Logo que existam condições, a circulação será restabelecida", garantiu, acrescentando que "serão sinalizados trajetos alternativos, os quais serão ajustados em função da evolução da situação e dos condicionamentos supervenientes que se vierem a verificar", acresentou.

A Câmara de Lamego sublinhou que "a situação é muito grave" e garantiu que "está a ser acompanhada permanentemente", colocando sempre a segurança das pessoas em primeiro lugar.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No concelho da Batalha, distrito de Leiria, um outro homem de 73 anos morreu este sábado ao cair de um telhado quando estava a reparar as telhas.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Leia Também: Metro Mondego retoma operação no troço suburbano suspenso há três dias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930227/risco-de-derrocada-de-grandes-dimensoes-leva-a-corte-da-a24-em-lamego#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes