Ríos pede ajuda 'divina' para o Benfica, que não convence com Mourinho
- 22/11/2025
O Benfica tornou-se, na noite desta sexta-feira, a primeira equipa a garantir um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer, por 2-0, o Atlético CP, no Estádio do Restelo. A partida voltou a revelar a pior versão dos encarnados, que tiveram de recorrer à bola parada para selarem o apuramento.
Para este jogo, o técnico José Mourinho alterou o sistema tático para o 3x5x2, juntando Pavlidis e Ivanovic no ataque. O jovem Rodrigo Rêgo fez a estreia absoluta na equipa principal, adaptado à função de ala esquerdo.
Tantas mudanças traduziu-se numa primeira parte muito fraca do coletivo benfiquista, que abdicou de sair curto a partir dos 35 minutos, fruto da pressão do adversário. A capacidade de construção do defesa-central Tomás Araújo não teve efeitos práticos.
Os jogadores encarnados tiveram o domínio da posse da bola, mas eram os locais a serem mais acutilantes, obrigando Samuel Soares a estar sempre atento.
Um remate de Dedic para defesa pouco ortodoxa de Rodrigo Dias foi o único momento de mínima inspiração das águias. Ao intervalo, o empate ajustou-se ao que aconteceu nos primeiros 45 minutos.
No início da segunda parte, José Mourinho fez algo pouco habitual, com quatro mexidas. O 3x5x2 cedeu lugar ao 4x2x3x1, agora com novos protagonistas: Andreas Schjelderup, Leandro Barreiro, Samuel Dahl e Richard Ríos.
Este último estreou-se, aos 73', a marcar de águia ao peito, na sequência de um canto. Pouco depois, aos 77', Pavlidis bateu com sucesso uma grande penalidade e sentenciou as contas da partida. Aos 90'+3', Otamendi desperdiçou a cobrança do castigo máximo.
Vamos então às notas da partida
Figura
Ao 22.º jogo, Richard Ríos inscreveu um nome na ficha de marcadores do Benfica. Curiosamente, o médio internacional colombiano é dos poucos que subiu de rendimento com a chegada de José Mourinho. Nota-se que carrega ainda a mochila dos 27 milhões de euros pagos ao Palmeiras no último verão, mas é uma das peças preponderantes do Benfica 2025/26.
Surpresa
Catarino Pascoal aproveitou a montra diante do Benfica para evidenciar a sua qualidade. Aos 17 anos, não tremeu diante Aursnes e Enzo Barrenechea. É um dos grandes destaque do Atlético CP e e um nome a ter em conta para o futuro.
Desilusão
Chegou como reforço sonante, mas Ivanovic é um sombra do jogador que deu nas vistas na Bélgica, ao serviço do Union St. Gilloise. O croata não vive uma boa fase e é notória a falta de confiança no contato com a bola, apresentando ainda lacunas no jogo associativo. Perdeu mais uma oportunidade e a reabertura do mercado de transferências, em janeiro, está aí a porta.
Os treinadores
Pedro D'Oliveira
O maior elogio que se pode fazer é que não se viu a diferença de escalões na primeira parte, sendo que o Atlético obrigou o Benfica a dar um forte muro na mesa ao intervalo. Enquanto houve pernas, o Atlético CP disputou o jogo olhos nos olhos com o Benfica. O golo de Richard Ríos deitou a equipa abaixo, mas esta caiu de pé.
José Mourinho
Continuam as questões de quando se vai ver o dedo do setubalense na equipa do Benfica. A aposta da linha de três defesas foi no sentido de ensaiar o jogo com o Ajax, em Amesterdão, para a Liga dos Campeões. No entanto, a ideia durou apenas 45 minutos.
Na ausência do lesionado Lukebakio, as dificuldades de criação fazem desesperar o 'Special One', que vai tentar alcançar os objetivos mínimos até janeiro. Vem aí reforço do plantel e não será pouco.
Árbitro
Noite tranquila para Fábio Veríssimo, que não hesitou em assinalar corretamente a cobrança de duas grandes penalidades a favor do Benfica.
Leia Também: Mourinho 'farto' da atitude dos jogadores do Benfica: "Havia dois..."
Leia Também: Ríos corrige invenção de Mourinho e Benfica segue em frente na Taça













