Ribau Esteves defende descentralização de entidades do Estado
- 13/12/2025
"Este aprofundamento da descentralização e autonomia do poder local deve ser também um exemplo para o Estado, que estimule e pressione Governo e Assembleia da República para que outras unidades do Estado ganhem mais autonomia e ganhem com a descentralização de competências", afirmou Ribau Esteves, que foi presidente das autarquias de Ílhavo e Aveiro e não se recandidatou a presidente de câmara nas autárquicas de outubro.
Ribau Esteves falava no XXVII Congresso da ANMP, que decorre até domingo em Viana do Castelo, alertou que "o país está doente de tanto parecer, de tanta espera das Finanças" e de processos que fazem os autarcas "perder muito tempo e gastar recursos com aquilo que não faz falta".
"Que sejamos um exemplo que estimule o país a aprofundar esse papel de uma democracia que já tem idade para ser madura para confiar nas componentes do Estado para que elas sejam mais responsáveis e, sendo mais responsáveis, a responsabilização estará ao lado delas", observou.
Centenas de autarcas estão reunidos este fim de semana em Viana do Castelo para eleger a nova direção da ANMP e debater temas como a descentralização e as finanças locais.
Pedro Pimpão, presidente social-democrata reeleito na Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, e que já era membro do Conselho Diretivo da ANMP, foi hoje eleito como o novo presidente da associação, substituindo no cargo a socialista Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos.
Luísa Salgueiro, eleita presidente em 2021, deixa o cargo depois de o PSD ter vencido em mais câmaras no todo nacional, ganhando por isso a presidência da associação que representa os municípios.
Leia Também: Municípios queixam-se de atrasos na regulamentação de competências na saúde













