Reunião sobre Gronelândia? "Concordaram em discordar", diz Dinamarca

  • 14/01/2026

"O nosso objetivo era encontrar um entendimento comum", afirmou o ministro, numa conferência de imprensa após o encontro que manteve, juntamente com a homóloga gronelandesa, Vivian Motzfeldt, com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio.

 

Os Estados Unidos e a Dinamarca ainda têm uma "divergência fundamental", assumiu Rasmussen, frisando que "concordaram em discordar".

O diplomata dinamarquês defendeu então uma "cooperação respeitosa" com Washington.

"É evidente que o Presidente Donald Trump nutre o desejo de se apoderar da Gronelândia", disse Lars Lokke Rasmussen aos jornalistas, acrescentando que deseja "trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos, mas a cooperação deve, naturalmente, ser respeitosa".

Face a esse cenário, anunciou a criação de um grupo de trabalho de alto nível para discutir a segurança da Gronelândia, acrescentando que o grupo poderá reunir-se em algumas semanas.

Rasmussen admitiu que "partilha, em certa medida", as preocupações de Donald Trump em relação a uma "nova situação de segurança no Ártico e no extremo norte".

No entanto, o ministro esperar que esta reunião ajude os Governos dos três territórios - Estados Unidos, Dinamarca e Gronelândia - a amenizarem o tom do diálogo diplomático, após as trocas de críticas nas redes sociais.

"Esta é a primeira vez que conseguimos sentar-nos em alto nível político para discutir o assunto", saudou.

O governante mencionou igualmente os laços históricos entre a Dinamarca e os Estados Unidos, lembrando os soldados dinamarqueses que morreram ao lutar no Afeganistão ao lado das forças norte-americanas.

Já chefe da diplomacia da Gronelândia afirmou que mostrou aos norte-americanos onde estão "os limites".

"É do interesse de todos nós encontrar o caminho certo", acrescentou Vivian Motzfeldt.

A delegação da Dinamarca e da Gronelândia foi recebida na Casa Branca para uma reunião crucial, depois do Presidente norte-americano, Donald Trump, ter expressado mais uma vez a vontade de conquistar o território ártico.

Trump não participou pessoalmente da reunião, mas preparou o terreno para a mesma, escrevendo pouco antes na rede social Truth Social: "Precisamos da Gronelândia por razões de segurança nacional. É vital para a Cúpula Dourada que estamos a construir".

Esta é a primeira vez que Trump estabelece uma ligação entre este gigantesco projeto norte-americano de escudo antimíssil e a posse do território autónomo dinamarquês.

Desde que regressou à Casa Branca, em janeiro de 2025, Trump tem mencionado regularmente a possibilidade de assumir o controlo da vasta e estratégica, porém pouco povoada, ilha ártica.

O Presidente garantiu que ia apoderar-se da Gronelândia "de um jeito ou de outro".

Trump argumentou que apenas uma anexação direta do território pela parte dos Estados Unidos vai garantir a segurança do ártico contra as ambições de Pequim e Moscovo.

[Notícia atualizada às 20h24]

Leia Também: Reunião em Washington sobre futuro da Gronelândia já terminou

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919521/reuniao-sobre-gronelandia-concordaram-em-discordar-diz-dinamarca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes