Retrospetiva integral de Maya Deren abre programação da Cinemateca

  • 26/12/2025

Herdeira do surrealismo e das vanguardas europeias das décadas de 1920 e 1930, será apresentada a totalidade da obra cinematográfica de Maya Deren, numa retrospetiva que inclui também filmes de autores que influenciaram o seu trabalho e de cineastas que dele herdaram marcas decisivas, segundo o 'site' da Cinemateca.

 

De origem ucraniana, Deren foi realizadora, coreógrafa, bailarina e escritora, integrando no seu cinema referências à dança, à antropologia e às artes performativas, num universo marcado por sonhos e movimentos corporais.

A programação dedicada à cineasta cruza filmes de Man Ray, Fernand Léger e Marcel Duchamp, assim como obras associadas a figuras como Gregory Bateson, Margaret Mead e Katherine Dunham, e estabelece pontes com cineastas influenciados pela sua obra, entre os quais Stan Brakhage e Shirley Clarke.

Intitulado "Maya Deren: No cinema posso fazer o mundo dançar", o ciclo arranca no dia 02 de janeiro às 19:00, numa sessão que reúne quatro filmes da realizadora: "Meshes of the afternoon", "At land", "A study in choreography for camera" e "The private life of a cat".

Em paralelo, a Cinemateca exibirá em janeiro filmes que celebram a projeção cinematográfica, a história do cinema e a preservação do património fílmico, nomeadamente o ciclo "Uma Cinemateca em Chamas -- Histórias de Projeção e Projecionistas", dedicado aos profissionais da projeção e à experiência coletiva do cinema.

Janeiro assinalará também o regresso da rubrica "Histórias do Cinema", desta vez dedicada ao cineasta e artista alemão Harun Farocki, com cinco sessões-conferência conduzidas pela historiadora de cinema Christa Blümlinger, centradas na obra ensaística de Farocki e na sua reflexão crítica sobre os media e as imagens contemporâneas.

A programação inclui ainda a conclusão da retrospetiva "O Trilho do Gato -- William A. Wellman", iniciada em novembro, com a exibição de títulos marcantes do realizador norte-americano, como "Wild Boys of the Road", "The Story of G.I. Joe", "Battleground" e "Track of the Cat".

Por fim, no primeiro mês do novo ano, a Cinemateca dá início às comemorações dos 30 anos do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), centro de conservação, restauro, acesso e investigação das coleções fílmicas.

Leia Também: Cineasta Fernando Lopes faria 90 anos e é celebrado com seis filmes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2910011/retrospetiva-integral-de-maya-deren-abre-programacao-da-cinemateca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes