Retirados 48 moradores de Porto Brandão para a Trafaria

  • 11/02/2026

Em declarações à agência Lusa, Rui Ribeiro Rei precisou que foram transportadas 48 pessoas, cinco viaturas e seis animais de estimação.

 

"Fizemos esse transbordo às três e meia da tarde e continuamos disponíveis para o que for necessário fazer", disse.

O presidente da Transtejo-Soflusa explicou que disponibilizou os meios para a retirada das pessoas, tendo a Proteção Civil solicitado ao princípio da tarde o transporte fluvial para levar pessoas e bens do cais de Porto Brandão para a Trafaria.

Esta operação, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Almada, que coordenou, e a GNR, decorreu entre as 15:15 e as 16:15, tendo sido assegurado o transporte pelo ferry "Lisbonense".

A localidade de Porto Brandão começou hoje a ser evacuada devido ao risco de deslizamento de terras nas arribas, na sequência do mau tempo.

Segundo a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, foi decidido evacuar Porto Brandão porque "aí é que se teme uma derrocada maior que pode cortar os acessos" à localidade.

O transporte regular de passageiros entre Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Belém, em Lisboa, está interrompido por tempo indeterminado uma vez que não existe acesso rodoviário à localidade.

A estrada de Porto Brandão está interditada a viaturas e, por esse motivo, o serviço de transporte de passageiros encontra-se temporariamente limitado a Trafaria -- Belém, sendo realizado de acordo com os horários em vigor.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Margem direita do canal do rio Mondego rebentou junto à A1

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937775/retirados-48-moradores-de-porto-brandao-para-a-trafaria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes