Restabelecida ligação terrestre entre o sul e o norte de Moçambique

  • 01/02/2026

A ligação terrestre através da estrada Nacional 1 (N1) entre Maputo e Gaza tinha sido interrompida devidos a seis cortes no trecho que liga as duas províncias, cujas obras de intervenção provisória terminaram na sexta-feira, sendo que o trânsito mantém-se interrompido na zona da baixa da cidade de Xai-xai, onde as obras de reposição ainda decorrem.

 

Em comunicado, a Administração Nacional de Estradas (ANE), refere que "foi restabelecida, há momentos (14:00 de Lisboa), a ligação terrestre entre o sul e o norte do país", com a reposição da transitabilidade na estrada N220, no troço Chissano-Chibuto, na província da Gaza. 

De acordo com a ANE, durante a primeira fase, a transitabilidade está aberta de forma condicionada, somente para viaturas ligeiras e autocarros, enquanto decorrem trabalhos de melhoria da plataforma para permitir a passagem de viaturas pesadas, logo que os trabalhos terminem.

"A ANE reitera que neste momento continua intransitável a estrada N1, na cidade de Xai-Xai [província de Gaza], não havendo, por enquanto, ligação terrestre entre Maputo e Xai-Xai, através do troço Incoluane - Baixa de Chocumbane - Cidade de Xai-Xai", refere a ANE. 

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, assegurou, na terça-feira, o restabelecimento em, no máximo, duas semanas da circulação na estrada Nacional 1 (N1), referindo que as chuvas continuam a afetar as famílias moçambicanas e prometendo mais esforços para mitigar os seus impactos.

O número de afetados pelas cheias de janeiro em Moçambique subiu para 723.289, com 22 mortos, de acordo com dados provisórios do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

Segundo informação da base de dados do INGD, a que a Lusa teve acesso no sábado, com informação até às 14:30 (12:30 de Lisboa) de sexta-feira, as cheias que se registam em vários pontos de Moçambique já afetaram o equivalente a 170.223 famílias, e mais 20 mil pessoas em 24 horas.

Desde 07 de janeiro, foram registados ainda 45 feridos e nove desaparecidos na sequência destas cheias, além de 3.541 casas parcialmente destruídas, 794 totalmente destruídas e 165.946 inundadas.

O registo do INGD aponta ainda para 451.571 hectares de área agrícola afetados, dos quais 275.765 dados como perdidos, atingindo a atividade de 332.863 agricultores, além da morte de 430.972 cabeças de gado, entre bovinos, caprinos e aves.

Prossegue o socorro de famílias sitiadas pelas cheias, sobretudo em Maputo e Gaza, sul de Moçambique, resultado das fortes chuvas durante vários dias.

A União Europeia, os Estados Unidos, Portugal, Angola, Espanha, Timor-Leste, Noruega e Japão, além de países vizinhos, já enviaram ajuda humanitária de emergência.

Desde o início da época das chuvas, em outubro, incluindo as cheias de janeiro, há registo de 146 mortos, além de 148 feridos e de 844.295 pessoas afetadas, segundo os dados do INGD.

Leia Também: Surto de cólera em Moçambique continua a crescer. Seis mortos em 24 horas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2930600/restabelecida-ligacao-terrestre-entre-o-sul-e-o-norte-de-mocambique#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes