Responsável da Concorrência nos EUA demite-se em clima de tensão com Trump
- 12/02/2026
Gail Slater, de 54 anos, confirmou a saída numa mensagem publicada na rede social X, onde afirmou deixar o cargo "com grande tristeza e esperança inabalável".
Vários órgãos de comunicação social norte-americanos, incluindo a NBC, avançaram que o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, preparava-se para a substituir, alegadamente insatisfeito com a atuação de Slater em processos em curso.
Embora as fusões e aquisições não careçam de aprovação formal do Departamento de Justiça, a divisão 'antitrust' pode recorrer aos tribunais para bloquear transações que considere lesivas da concorrência.
A saída de Slater surgiu semanas depois de um membro sénior da sua equipa ter denunciado alegadas práticas da administração, que classificou como influenciadas por interesses privados.
Roger Alford referiu-se a "uma batalha" interna no Departamento de Justiça e acusou Chad Mizelle, chefe de gabinete da secretária da Justiça, Pam Bondi, de tomar decisões relevantes com base na proximidade dos requerentes ao movimento MAGA (Make America Great Again), associado a Donald Trump.
Entre os casos apontados como controversos está a mudança de posição do Departamento de Justiça relativamente à aquisição da empresa de redes Juniper Networks pela concorrente HPE.
Depois de ter contestado judicialmente o negócio no início de 2025, o Departamento de Justiça chegou posteriormente a um acordo extrajudicial com as empresas, prevendo a alienação de alguns ativos.
Leia Também: "Única resposta face ao que Trump está a fazer é integrar mercado único"













