Resgatado corpo de menina vítima de naufrágio que matou treinador
- 29/12/2025
Uma família espanhola morreu quando a embarcação turística em que passeavam, durante um período de férias, naufragou na sexta-feira. Andrea Ortuño e uma das suas filhas são, até ao momento, as únicas sobreviventes da tragédia. Esta segunda-feira, as autoridades conseguiram resgatar o corpo da sua filha, de 12 anos. A mulher garante que não regressa a Espanha sem que a família esteja toda junta.
Uma embarcação turística, identificada como KM Putri Sakinah, naugrafou na sexta-feira, por volta das 20h30 [12h30 em Portugal Continental], em águas próximas à ilha de Padar, dentro do Parque Nacional de Komodo.
A bordo da embarcação seguiam seis cidadãos espanhóis. Eram eles o ex-jogador e treinador da equipa feminina B do Valência FC, Fernando Martín, a sua companheira Andrea Ortuño e mais quatro dos seus filhos.
Andrea foi resgatada com vida, juntamente com uma das suas filhas. Hoje o corpo de uma terceira filha foi retirado da água. Continuam em paradeiro incerto o homem e dois rapazes, um deles filho de Fernando e o outro filho da sua companheira. Note-se que o casal tinha casado recentemente.
O corpo desta criança, de 12 anos, foi hoje retirado da água depois de ter sido avistado por um habitante da ilha de Serai que deu o alerta para um corpo a flutuar a poucos metros do local do naufrágio.
Andrea foi quem reconheceu o corpo, refere o ABC espanhol. "A família confirmou que se trata do corpo da Lia", informou um oficial da Agência de Buscas e Resgate da Indonésia.
A família emitiu, entretanto, um comunicado confirmando a morte desta criança. "Lamentamos confirmar a morte de uma das três crianças desaparecidas, cujos restos mortais foram recuperados durante as operações de busca. Pedimos uma oração por todos eles e, na medida do possível, pedimos que a sua identidade seja preservada", começam por dizer.
"Agradecemos todo o apoio que estamos a receber, tanto na Espanha como na Indonésia, e confiamos que as buscas continuarão. Não voltaremos para a Espanha sem os quatro, todos juntos. Muito obrigado", conclui o comunicado.
As operações de busca e resgate prosseguem com perto de uma centena de operacionais no terreno.
A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) indicou que o naufrágio foi provavelmente causado por ondas intensas provocadas por condições climáticas adversas.
Leia Também: Crianças colombianas recebem "tesouro" de galeão espanhol "derretido"














