Republicanos instam Trump a manter "pressão máxima" contra o Irão

  • 02/02/2026

O senador Lindsey Graham, da Carolina do Sul, um dos principais aliados de Trump no Senado, defendeu o fim da era da República Islâmica em detrimento de novas negociações sobre o programa nuclear iraniano, num contexto de tensões no Golfo Pérsico e de ameaças de um novo ataque norte-americano.

 

Graham afirmou que os protestos no Irão exigem "o fim da opressão sob o regime dos ayatollahs" e não um novo acordo nuclear, sustentando que a atual administração tornou o regime "o mais fraco desde 1979".

O senador acusou anteriores administrações democratas de terem sido enganadas por Teerão e afirmou que Trump encorajou os manifestantes ao prometer que "a ajuda está a caminho".

Outros senadores conservadores elogiaram a linha dura adotada por Washington, incluindo Rick Scott, da Florida, que afirmou que o Irão "está a cambalear" e que o regime está "aterrorizado" perante as exigências populares de liberdade.

Tom Cotton, senador pelo Arkansas, reiterou que a posição de Trump é clara e que o regime iraniano nunca terá acesso a armas nucleares, avisando que Teerão conhece as capacidades militares dos Estados Unidos.

Tim Sheehy, representante do Montana, acusou a Guarda Revolucionária iraniana de ter "sangue americano nas mãos" e afirmou que Trump "terá todo o gosto em retribuir o favor", numa referência a um possível ataque.

"Não negociamos com terroristas", declarou Sheehy, no momento em que Teerão afirma estar a examinar vários processos diplomáticos para lidar com as tensões com Washington.

A senadora Katie Britt, do Alabama, defendeu ser fundamental apoiar os iranianos que se levantam contra o regime, incluindo homens, mulheres e jovens que lutam pelas suas liberdades.

Em paralelo, o Irão tenta reduzir as tensões com os Estados Unidos através de contactos indiretos com países da região, com o objetivo de evitar uma nova guerra que possa transformar-se num conflito regional.

Teerão sustenta que é possível retomar negociações com Washington e elogia o papel de países vizinhos, criticando os países europeus por, alegadamente, agravarem as tensões.

Trump, que inicialmente ameaçou uma intervenção militar devido à repressão dos protestos no Irão, passou depois a centrar o discurso no programa nuclear iraniano, que Teerão afirma ter fins pacíficos e que foi duramente afetado por ataques aéreos israelitas e norte-americanos em junho de 2015, que causaram mais de 1.100 mortos no país.

Leia Também: Irão diz que qualquer ataque dos EUA desencadeará "guerra regional"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931291/republicanos-instam-trump-a-manter-pressao-maxima-contra-o-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes