Renault 5 E-Tech atinge as 100 mil unidades em 15 meses
- 03/12/2025
A Renault precisou de 15 meses para produzir as primeiras 100 mil unidades do novo Renault 5 E-Tech na fábrica Ampere ElectriCity em Douai (França).
O complexo, que também abrange as fábricas de Maubeuge (onde nasce o Renault 4 E-Tech) e de Ruitz (peças maquinadas para caixas de velocidade e produção de baterias no âmbito de uma joint venture) congrega a maioria dos fornecedores num raio de 300 km, sendo que boa parte dos clientes situam-se num espaço de 1.000 km.
Segundo o construtor, todos os dias saem cerca de 900 viaturas da linha de montagem e dois terços são deste modelo neoclássico do segmento B que venceu o prémio Carro do Ano 2025.
Montada na última semana de novembro, a unidade 100 mil foi uma com bateria de 52 kWh (a maior das duas opções disponíveis), na versão Techno.
A granjear sucesso em vários mercados europeus, o Renault 5 E-Tech estreou-se recentemente em Marrocos, estando previsto chegar a outros locais no próximo ano.
Anne-Catherine Brieux, vice-presidente de operações industriais da Ampere e da Alpine, disse num comunicado: "O Renault 5 E-Tech elétrico é um exemplo emblemático da nossa capacidade de transformar um modelo icónico num motor de competitividade e soberania industrial francesa. Esta conquista baseia-se na força de um ecossistema local único e eficiente que abrange toda a cadeia de valor, reunindo Douai, Cléon para motores elétricos, Ruitz, bem como os nossos parceiros e fornecedores enraizados no coração da região de Hauts-de-France. Mais do que um sucesso industrial, é uma aventura humana e coletiva que prova a nossa capacidade de combinar velocidade, inovação e a criação de valor sustentável para os nossos clientes e as nossas regiões".














