REN mobiliza 250 trabalhadores para repor infraestruturas afetadas

  • 04/02/2026

A REN tem "em curso uma operação de larga escala para recuperar as infraestruturas danificadas pela depressão Kristin, mobilizando cerca de 250 trabalhadores e 50 meios pesados em todas as frentes de intervenção", destacou.

 

Assim, no âmbito de plano de recuperação estabelecido, indicou, "foram definidas prioridades que incluem os trabalhos necessários para recolocar, em primeiro lugar, novamente em serviço infraestruturas essenciais para o normal funcionamento do Sistema Elétrico Nacional (SEN)".

De acordo com a REN, "no âmbito dos trabalhos em desenvolvimento, todos os cabos que se encontravam sobre habitações já foram retirados", tendo ainda sido "instaladas proteções adicionais sobre linhas da E-Redes e da Refer que, pela sua importância operacional, não podem ser desligadas".

Segundo a empresa, "apesar da extensão dos danos, as operações preventivas realizadas antes da chegada da depressão permitiram assegurar a normalidade do abastecimento do SEN", apontando que "não ocorreram interrupções atribuíveis às infraestruturas operadas pela REN, com exceção de cortes de âmbito local na zona da subestação do Zêzere, parcialmente destruída".

De acordo com a REN, as várias áreas da empresa "estão desde as primeiras horas totalmente empenhadas na total recuperação de todas as infraestruturas afetadas, em articulação com a E-Redes, Rede Elétrica de Espanha, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil" e demais autoridades.

A empresa disse que "a reposição total dos postes só deverá acontecer dentro de algumas semanas, de acordo com um plano já traçado que implicou a realocação de todas as equipas disponíveis para os trabalhos agora considerados prioritários".

A REN disse que a depressão Kristin afetou, "entre torres derrubadas ou seriamente danificadas, um total de 101 postes de muito alta tensão e deixou fora de operação 774 quilómetros de linhas da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade".

A E-Redes indicou hoje que, até às 17:30, 76.000 clientes, sobretudo das zonas mais críticas, continuavam sem energia elétrica devido às avarias decorrentes da depressão Kristin.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Agravamento do mau tempo adia início da época de ciclismo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2933069/ren-mobiliza-250-trabalhadores-para-repor-infraestruturas-afetadas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes