Relação: Salgado tem mesmo de ser julgado. Nova avaliação só se condenado
- 15/01/2026
Os juízes do Tribunal da Relação consideram que Ricardo Salgado tem de ser julgado no processo conhecido como caso BESA, no qual o ex-banqueiro está a ser julgado ao lado de Álvaro Sobrinho.
De acordo com a SIC Notícias, que avança com a notícia, os magistrados dizem que a defesa de Salgado está assegurada no julgamento pelos advogados e rejeitam a repetição de uma perícia médica nesta altura.
Os juízes entendem que uma nova avaliação só faz sentido se o ex-banqueiro for condenado a pena de cadeia.
"Não sendo possível a suspensão ou extinção do procedimento criminal, a situação clínica do recorrente terá que ser avaliada em sede de condenação - se ela ocorrer - segundo o princípio da necessidade da pena na fase da execução: a execução efetiva da pena privativa da liberdade ocorre somente quando tal se revelar necessário do ponto de vista das finalidades preventivas assinaladas à punição", lê-se no acórdão citado pelo canal de televisão.
Recorde-se que, recentemente, o Tribunal Constitucional disse "basta" e tornou definitiva a pena de oito anos de cadeia para Ricardo Salgado, 77 anos, pelo crime de abuso de confiança, por se ter apropriado de mais de 10 milhões de euros do BES, apesar deste sofrer da doença de Alzheimer diagnosticada na fase de julgamento.
Leia Também: Ricardo Salgado. "Não devia ir para a prisão, devia ser internado"













