Reino Unido tem de "fazer mais" com UE em matéria de defesa comum

  • 01/02/2026

Londres e Bruxelas não chegaram, no final de 2025, a acordo sobre a participação britânica no programa de apoio à indústria de defesa da Europa chamado SAFE, dotado de 150 mil milhões de euros sob a forma de empréstimos.

 

Os europeus estão a procurar desenvolver a sua indústria de defesa para enfrentar a ameaça russa e o risco de afastamento dos Estados Unidos da Europa.

As negociações pararam devido à contribuição financeira exigida ao Reino Unido, de até 6,5 mil milhões de euros, considerada demasiado elevada pelo Governo britânico.

"Penso que, em termos de despesa, capacidade e cooperação, temos de fazer mais em conjunto, o que deve levar-nos a analisar mecanismos como o SAFE e outros, para ver se não existe uma forma de trabalharmos mais estreitamente em conjunto", declarou Keir Starmer à comunicação social.

Desde que chegou ao poder, em julho de 2024, o líder trabalhista tem procurado aproximar-se da UE.

Na sua primeira cimeira bilateral, na primavera de 2025, as duas partes concluíram uma "nova parceria estratégica", que prevê uma mais estreita cooperação em matéria de defesa e segurança e também um alívio das restrições ao comércio de bens alimentares.

O comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, estará na segunda-feira em Londres, onde se reunirá com vários ministros britânicos, antes de uma cimeira bilateral a realizar este ano.

Starmer rejeitou qualquer ideia de regresso do Reino Unido à união aduaneira, o que colocaria em risco os acordos comerciais que Londres assinou com vários países, entre os quais a Índia e os Estados Unidos, mas mostra-se aberto a um maior alinhamento com as regras do mercado único.

"Precisamos de ir além" da aproximação já registada nesta área, afirmou, durante a sua recente visita à China.

"Penso que existem outros setores do mercado único em que poderíamos avançar mais. Isso dependerá dos nossos debates e do que considerarmos ser do nosso interesse nacional", observou, sem adiantar mais pormenores.

O chefe do executivo britânico indicou igualmente que prosseguem as negociações sobre um programa de mobilidade para os jovens, que incluirá "um limite" em termos de número de vistos a conceder e de duração da permanência autorizada.

Londres e Bruxelas já chegaram a acordo para que o Reino Unido participe, a partir de 2027, no programa europeu de intercâmbio de estudantes universitários Erasmus.

Leia Também: Esta tecnologia pode triplicar velocidade de carregamento de elétricos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2930630/reino-unido-tem-de-fazer-mais-com-ue-em-materia-de-defesa-comum#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes