Reino Unido prestou apoio aos EUA na apreensão de petroleiro ligado à Rússia

  • 07/01/2026

"As forças armadas britânicas prestaram apoio operacional planeado (...) às forças militares norte-americanas que intercetaram o Bella 1 (recentemente renomeado Marinera) entre o Reino Unido e a Islândia", detalhou o ministério em comunicado.

 

Os britânicos proporcionaram aos norte-americanos acesso a pelo menos uma base aérea, a Royal Air Force realizou vigilância aérea e um navio de abastecimento "forneceu apoio às forças norte-americanas enquanto perseguiam e intercetavam" o petroleiro, explicou ainda o ministério.

"Nenhum militar britânico embarcou" no petroleiro, sublinhou o secretário da Defesa, John Healey, numa declaração ao Parlamento hoje à noite.

O ministro salientou também que o Bella 1, o seu nome original, era considerado "sem bandeira" por estar a hastear uma "bandeira russa falsa" e, por isso, poderia "ser legalmente intercetado e sujeito à lei do Estado" que tinha imposto as sanções.

O petroleiro estava sob sanções dos EUA desde 2024 pelas alegadas ligações ao Irão e ao grupo xiita libanês Hezbollah e não transportava qualquer carga, segundo o 'site' especializado TankerTrackers.

O Ministério da Defesa acrescentou na mesma nota que o Reino Unido "continuará a intensificar as suas ações contra as atividades da frota fantasma, a fim de proteger a sua segurança nacional, a sua economia e a estabilidade global".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia exigiu hoje "um tratamento humano e digno" para a tripulação do petroleiro intercetado.

O navio tinha repelido uma tentativa de abordagem em dezembro e seguido para o Atlântico, período durante o qual a tripulação pintou uma bandeira russa no casco, alterou o nome da embarcação e procedeu ao registo na Rússia.

A abordagem ocorreu sem resistência da tripulação, tendo a Guarda Costeira dos EUA confirmado que não foi avistada qualquer embarcação russa nas proximidades no momento da operação.

De acordo com o jornal norte-americano The Wall Street Journal, a Rússia terá enviado um submarino para escoltar o petroleiro, depois de ter solicitado aos EUA que cessassem a perseguição à embarcação.

Desde o final de dezembro que a Guarda Costeira norte-americana tenta apreender o navio, quando se dirigia à Venezuela para carregar petróleo, no âmbito do bloqueio imposto por Washington a petroleiros de transporte de crude venezuelano, bloqueio que se mantém após a captura do Presidente, Nicolás Maduro, e da transferência para Nova Iorque.

O Marinera é o terceiro petroleiro ligado à Venezuela, integrado numa alegada "frota fantasma" que transporta crude ilícito, apreendido pelos EUA desde o reforço da pressão sobre o Governo venezuelano.

Leia Também: Londres defende que apreensão de petroleiro pelos EUA foi "legal"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2915442/reino-unido-prestou-apoio-aos-eua-na-apreensao-de-petroleiro-ligado-a-russia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes