Reino Unido considera banir Grok de Musk devido a sexualização de menores

  • 09/01/2026

O bot de conversação de Inteligência Artificial da xAI de Elon Musk, o Grok, pode vir a ser banido no Reino Unido depois de utilizadores da rede social X o terem usado para produzir imagens sexualizadas de menores.

 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou em entrevista à Greatest Hits Radio que pediu ao regulador britânico de media Ofcom para avaliar a situação e que “todas as opções estão em cima da mesa”.

“É nojento”, declarou Starmer. “O X tem de ganhar juízo e remover este material. Agiremos porque, simplesmente, isto não é tolerável”.

Serve recordar que, no final de dezembro, o Grok ganhou uma capacidade que permite aos utilizadores do X editar qualquer fotografia - mesmo as publicadas por outros utilizadores - com uma simples descrição de texto. Esta novidade fez com que, a pedido dos utilizadores, o Grok começasse a produzir imagens sexualizadas de fotografias de mulheres e também de utilizadores menores.

O que diz Elon Musk?

A polémica em torno da forma como o Grok tem sido usado na rede social X levou Elon Musk - dono do X e da xAI - a dirigir uma ameaça a quem produza este tipo de imagens com recurso ao bot de conversação com Inteligência Artificial.

“Qualquer pessoa que use o Grok para criar conteúdo ilegal sofrerá as mesmas consequências como se tivesse publicado conteúdo ilegal”, afirmou Musk numa publicação partilhada na rede social X.

Em resposta a essa mesma publicação, a página dedicada a segurança do X afirmou que removerá as imagens ilegais e admitiu que poderá ir mais longe, indo até ao ponto de “suspender contas permanentemente e trabalhar com governos locais e as autoridades se for necessário”.

xAI de Elon Musk reúne mais 20 mil milhões de dólares em investimento

xAI de Elon Musk reúne mais 20 mil milhões de dólares em investimento

A xAI nota que, entre os investidores da empresa, contam-se a Autoridade de Investimento do Qatar, a Cisco e também a Nvidia. A empresa de IA de Elon Musk tem sido investigada devido à forma como o Grok tem sido usado para produzir imagens sexualizadas de menores.

Miguel Patinha Dias | 09:39 - 07/01/2026

A mesma página oficial do X remete então os utilizadores para as políticas da plataforma, onde é indicado que a empresa tem “tolerância zero para qualquer forma de exploração sexual infantil”.

Serve recordar que o próprio Grok afirmou anteriormente que tinha "identificado falhas nas salvaguardas" do X e que iria "corrigi-las urgentemente", declarou que "o material de abuso sexual infantil (CSAM) é ilegal e proibido" e afirmou que a xAI, a sua empresa, está "comprometida em evitar estes problemas".

Leia Também: Musk quer acelerar procedimento para colocar 'chips' em cérebros humanos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2916340/reino-unido-considera-banir-grok-de-musk-devido-a-sexualizacao-de-menores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes