Reininho, Rita Braga e "da Vinci" de Pombal juntam-se para bordado sonoro

  • 27/11/2025

Leonardo Pinto, que se apresentou pela primeira vez em palco com o projeto Thispage aos 15 anos, é carinhosamente apelidado por Rita Braga e Rui Reininho de "da Vinci", pela sua pulsão para saber e dominar diferentes artes -- além da música, também desenha, com edições de autor em que segue a filosofia de DIY ("do it yourself" ou "faça você mesmo", em português).

 

O jovem ainda se lembra de quando foi desafiado pela Casa Varela para uma residência, inicialmente apenas com o músico Rui Reininho. Estava a almoçar em casa da sua avó quando recebeu o telefonema e admite que ficou "pasmado".

"É uma honra enorme poder estar aqui neste projeto com dois mestres da música. E as histórias são maravilhosas de se ouvir, as conversas, os jantares, os mundos", disse aos jornalistas o músico.

Ao fim de mais de uma semana de residência artística na Casa Varela e com o concerto a acontecer na sexta-feira, no auditório municipal, Rui Reininho fala do jovem de 17 anos que divide a residência com as aulas de 12.º ano como um "florentino" (artistas renascentistas de Florença).

"É um rapaz que aborda vários tipos de arte e que não se reduz a uma ou duas dimensionalidades. Acho que não podemos falar só de um Leonardo como músico, mas como uma entidade", diz.

O vocalista dos GNR olha para Leonardo Pinto como um "esteta, com capacidade cenográfica, com visão do além e com um belo retrovisor para ver para trás, com conhecimento".

"É muito raro. Eu vejo toda uma geração que está vidrada [no telemóvel] e acho que esta criatura maravilhosa está num método quase astronáutico. Foi para o espaço. Vê-nos de cima, vê-nos de baixo", conta.

Falando de uma dimensão espacial, para Pombal, o vocalista dos GNR trouxe também na bagagem o seu projeto a solo "20.000 Éguas Submarinas" (pelo qual Leonardo tem especial interesse), os seus gongos e esse seu lado mais experimental.

Os três músicos de três gerações distintas chegaram no dia 17 de novembro à Casa Varela, depois de algumas conversas exploratórias antes da residência artística.

Na sexta-feira, serão tocadas uma música de cada um, mas o espetáculo irá incidir sobretudo em torno das canções originais que foram criando naquela estrutura da Câmara de Pombal, situada entre o rio Arunca e os caminhos-de-ferro.

O início -- "assustador", diz Reininho -- foi desbloqueado a partir do improviso entre os três.

"Há um lado de canção e um lado de experimentalismo", conta Rita Braga.

Em palco, num cenário que será minimalista, estarão acompanhados de vários instrumentos: guitarra, baixo, sintetizadores, garrafas, adufes, melódica, ukelele (presença constante na carreira de Rita), uma caixa de ritmos e "uma caixa de pensões", acrescenta Rui Reininho, referindo que dessa "não sai grande som".

"Cada dia vai crescendo e melhorando", diz Rita Braga, que se juntou àquele que era para ser inicialmente um duo, mas que Reininho achou que poderia complementar o encontro.

O encontro entre os três foi fácil, contam.

"É ouvir as outras pessoas e dar espaço", conta Rui, que aponta para Leonardo como um músico que assume, ao mesmo tempo, maturidade e inocência, com quem os outros dois falam à vontade.

Os ensaios decorrem sobretudo à tarde, que Leonardo ainda tem aulas e tenta equilibrar-se entre esses dois mundos distintos -- até agora só teve uma falta, "mas justificada", conta.

A um dia da apresentação, o músico dos GNR acredita que o espetáculo de sexta-feira, que será posteriormente transmitido na RTP e editado em disco, "é capaz de ser uma coisinha mesmo interessante".

Rui Reininho diz que, apesar de serem três e da apetência pelo experimental, não estarão em palco "uns Young Gods [trio suíço de rock industrial]", mas antes, talvez, algo próximo de um bordado que está entre a canção e o experimentalismo, classificando a própria música do jovem artista de Pombal como um "folk punk rendeiro".

Sobre o futuro, Leonardo espera acabar o secundário e seguir animação - talvez em Lisboa - e conciliar isso com a música.

"Temos que saber várias coisas e fazer mil e uma coisas - ser um homem renascentista", disse.

Leia Também: Rui Reininho é protagonista em residência artística em Pombal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2895548/reininho-rita-braga-e-da-vinci-de-pombal-juntam-se-para-bordado-sonoro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes