Registados novos confrontos após acordo entre Damasco e força curda

  • 19/01/2026

Os confrontos foram divulgados pela organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres e que mantém uma vasta rede de colaboradores no país, tendo um correspondente da agência de notícias France-Presse (AFP) em Raqqa informado que ouviu intensos bombardeamentos na cidade.

 

O OSDH indicou igualmente que as forças governamentais bombardearam uma posição militar das FDS a norte da cidade, um dia depois de os dois lados terem acordado um cessar-fogo.

Uma fonte curda próxima das negociações disse à AFP, sob anonimato, que foram realizadas conversações diretas entre o Presidente de transição sírio, Ahmed al-Sharaa, e o comandante das FDS, Mazloum Abdi, mas sem resultados.

Após duas semanas de combates, Ahmed al-Sharaa anunciou no domingo um acordo de cessar-fogo, depois de um encontro no mesmo dia com o enviado norte-americano, Tom Barrack.

O entendimento estipula a integração de membros das FDS nas forças de segurança do Estado e a transferência das áreas que a aliança comandada pelos curdos mantinha sob controlo para instituições centrais.

Apesar da trégua, as FDS e as forças governamentais dirigiram entretanto acusações mútuas de novos ataques, que o exército disse terem causado a morte de três militares.

No seguimento dos relatos de novos confrontos, a chefe da diplomacia da UE, Kajas Kallas, pediu que todas as atividades militares terminem de imediato.

"O cessar-fogo entre as autoridades interinas sírias e as Forças Democráticas Sírias é um passo crucial para impedir que o país volte a mergulhar no caos", advertiu.

O acordo mereceu elogios da Liga Árabe, que destacou "um passo importante no caminho para a construção de uma nova Síria", sustentando que "fortalece as instituições e impõe a soberania em todo o território no âmbito da parceria nacional".

Sem mencionar a vaga de violência e violações dos direitos humanos registadas nos últimos dias, a organização reiterou o "compromisso com tudo o que fortaleça a soberania, a estabilidade, a unidade e a segurança territorial da Síria", ao mesmo tempo que pediu apoio para o Governo de Damasco.

Os novos confrontos ocorreram em pleno processo de transferência de poder da província de Raqqa e da província de Deir ez-Zor, no leste do país.

Damasco e os curdos sírios tinham assinado um entendimento em 10 de março de 2025 para abrir uma solução para as autoproclamadas zonas autónomas no nordeste da Síria.

Mas este processo, iniciado após a queda do regime de Bashar al-Assad há mais de um ano, no seguimento de uma operação militar de uma coligação rebelde liderada por Al-Sharaa, não se concretizou.

A minoria curda assumiu o controlo de vastas áreas do norte e nordeste da Síria durante a guerra civil no país entre 2011 e 2024, incluindo campos de petróleo e gás.

A minoria curda, presente sobretudo nos territórios turco, sírio, iraquiano e iraniano, sofreu décadas de opressão na Síria, onde se estima que seja constituída por cerca de dois milhões de pessoas numa população de 20 milhões.

Leia Também: Erdogan elogia ofensiva moderada do exército sírio contra combatentes curdos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922416/registados-novos-confrontos-apos-acordo-entre-damasco-e-forca-curda#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes