Registadas 256 ocorrências até às 10h com inundações e quedas de árvores

  • 07/02/2026

De acordo com um ponto da situação feito à agência Lusa pelo comandante José Costa, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estiveram envolvidos nas operações 934 operacionais e 300 meios terrestres.

 

Segundo o responsável, entre o dia 28 de janeiro, data do início da vaga de tempestades que têm assolado o país, e hoje, já se registaram 20.946 ocorrências, envolvendo 72.147 operacionais e 27.678 meios terrestres.

Os caudais dos rios com maior risco de subida continuam sob vigilância, adiantou.

Até às 19:00 de sexta-feira, 1.108 pessoas já tinham sido deslocadas das suas habitações, um pouco por todo o país, devido ao mau tempo, segundo dados avançados na altura pelo comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre.

Em conferência de imprensa, o responsável adiantou que na Lezíria do Tejo tinham sido retiradas pessoas das localidades de Caneiras, Porto da Palha e Reguengo do Alviela, enquanto no Algarve foram retiradas 11 pessoas em Enxerim, no concelho de Silves, e "foi evacuado o parque de autocaravanas de Vila Real de Santo António como medida preventiva".

Quanto a localidades isoladas, a Proteção Civil registou na Lezíria do Tejo o Cartaxo, Valada, Porto da Palha e Caneiro e na região de Coimbra a freguesia de Ereira (Montemor-o-Velho), assinalando ainda no Algarve uma família isolada em Vila do Bispo.

Em relação ao fornecimento de energia elétrica em Portugal continental, um total de 63 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico às 08:00 de hoje, devido ao agravamento das condições meteorológicas causadas pelas depressões Kristin, Leonardo e Marta.

Numa informação enviada à agência Lusa, a E-Redes deu nota de uma diminuição de seis mil clientes sem abastecimento elétrico, comparativamente ao último balanço, divulgado às 18:00 de sexta-feira, quando se registavam cerca de 69 mil clientes sem ligação à rede elétrica.

De acordo com a empresa, na zona mais afetada pela depressão Kristin ainda continuam sem energia 57 mil clientes, dos quais 41 mil em Leiria, 11 mil em Santarém, quatro mil em Castelo Branco e mil em Coimbra.

Portugal continental começou a sentir hoje de manhã os efeitos da depressão Marta, que traz chuva, neve, vento e agitação marítima e uma nova subida dos caudais dos rios e ribeiras a sul do rio Tejo.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou na sexta-feira à tarde para o elevado risco de inundações nos rios Vouga, Águeda, Mondego, Tejo, Sorraia e Sado, durante o dia de hoje, bem como nos rios Lima, Cávado, Ave, Douro, Tâmega, Lis e Guadiana, embora, nestes, com um nível de risco mais moderado.

Toda a faixa costeira e treze distritos de Portugal continental estão atualmente sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, precipitação, vento forte e neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Quartel dos bombeiros de Pedrógão Grande com prejuízos de 720 mil euros

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934980/registadas-256-ocorrencias-ate-as-10h0-com-inundacoes-e-quedas-de-arvores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes